quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Artistas da Associação de Potiguar do Teatro de Bonecos recebem prêmio Deífilo Gurgel



Isaura Rosado, secretaria extraordinária de Cultura do RN, em discurso de abertura
O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Extraordinária de Cultura, realizou nesta manhã de quarta-feira (25), na Fundação José Augusto, a cerimônia de entrega do Prêmio Deífilo Gurgel a artistas da Associação de Potiguar do Teatro de Bonecos (APOTB). A ação é um importante ato de preservação da cultura popular, manifestada através dos mamulengos e da brincadeira de João redondo. No total, foram pagos 146 mil reais, oriundos do Fundo Estadual de Cultura, a artistas, produtores e grupos de arte popular. 

O prêmio tem por objetivo a aquisição de equipamentos de som e empanadas, além de financiar a circulação de dez grupos de João Redondo com apresentações em cinco municípios e o desenvolvimento oficinas para formação de novos grupos de teatro de João Redondo.

Em discurso a Secretária  Isaura Rosado enfatizou a importância desse apoio para o segmento, por se tratar de uma arte que ainda não tem tanta visibilidade. “Nosso desejo é que esse apoio sirva para dar mais força e voz aos artistas. Se cada um de vocês multiplicarem essas ações, colocando ao menos dois ou três novos artistas no caminho, estaremos satisfeitos”, declara. 

A professora Isaura também ressaltou o dever de cada artista para a preservação da arte, ressaltando o compromisso social desses artistas com o povo. “É importante ter a preocupação de dar continuidade ao trabalho, devolvendo o apoio que está sendo dado através de ações sociais à população”, insiste.

Graça Cavalcante, vice-presidente da Associação de Potiguar do Teatro de Bonecos (APOTB)
A vice-presidente da Associação de Potiguar do Teatro de Bonecos (APOTB), Graça Cavalcante, que esteve presente na solenidade, agradeceu o apoio da secretaria e afirmou que o investimento irá proporcionar maior qualidade às apresentações, além de oferecer autonomia aos artistas. “Um dos benefícios desse apoio é que agora os artistas não vão mais precisar alugar equipamentos, ou estarem sujeitos à boa vontade dos outros para a realização das apresentações. Eles poderão levar o show para onde quiserem, sem depender de ninguém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário