segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Canto do Povo comemora 25 anos de Canção com Encontro de Corais e concerto com OSRN



Coral Canto do Povo realiza encontro de corais para festejar 25 anos (Foto: Anchieta Xavier)
nda de eventos comemorativos aos 25 anos do Coral Canto do Povo tem continuidade esta semana, de 23 a 25, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão, com o Encontro de Corais, reunindo sete coros do RN para compartilhar vivências e experiências no universo da prática coral. O evento terá como ápice o concerto oficial da Orquestra Sinfônica do RN com o Coral Canto do Povo, no dia 26, apresentando a Mass of Children, maior obra do compositor britânico John Rutter.

Segundo o maestro Janilson Batista, regente do coral anfitrião, evento tem a finalidade de promover o intercâmbio de experiências e a aproximação entre os demais grupos de canto coral do estado.  “A grande motivação do encontro é a de poder reunir corais amigos e representativos do nosso estado para comemorar os 25 anos de aniversário do Canto do Povo,” conta.

Dentre os grupos convidados estão o Coral Noilde Ramalho (ED), Coral Vox (AFURN), Harmus (FJA), Coral Corangeles (Goianinha), Poetas Líricos, Madrigal da UFRN e Coral Sons da Terra (Prefeitura de Natal). Na programação do Encontro também estão previstos dois cursos, no estilo Master Class com maestros consagrados.

No dia 24, o maestro Linus Lerner, da OSRN, ministra Master Class de canto, a partir das 9h. No dia 25 é a vez do maestro Leandro Gazineo (UFRN) ministrar o Master Class de regência às 14h. Ambos acontecem no TAM, com vagas reservadas aos coristas e convidados.  “Os cursos são para aqueles que desejam conhecer e aprimorar técnicas vocais, assim como técnicas de condução de coros e grupos musicais. É um evento de congraçamento e festejo, aos 25 anos do Coral Canto do Povo”, explica Janilson.

Mass of The Children (Missa das Crianças)

A obra escolhida para compor o repertório do concerto é o maior trabalho do conceituado compositor britânico John Rutter. A ‘Missa das Crianças’ foi escrita com o objetivo de tornar-se uma obra que une adultos e crianças no canto coral, promovendo uma harmonia diferenciada ao enlace de vozes. A missa possui texto em latim e grego tradicional entrelaçado com vários poemas em inglês. O trabalho existe em duas instrumentações diferentes, ambas as versões para coro misto, coro de crianças, e solistas barítono e soprano, uma versão para orquestra completa, outra para orquestra de câmara e órgão. ‘Missa das Crianças’ foi apresentada pela primeira vez em 13 de Fevereiro de 2003 no Carnegie Hall de Nova Iorque. O concerto acontece na próxima quinta-feira, 26, às 20h, no TAM, com solos da soprano Débora Faustino e o barítono José Luiz Fernandes.


Solistas convidados

Débora Faustino, solista convidada

Débora Faustino é catarinese e mora em San Francisco – Califórnia (EUA) onde faz Mestrado em Performance Vocal no mundialmente renomado San Francisco Conservatory of Music. A soprano recebeu o seu título de Bacharel em Performance Vocal pela Universidade Federal do RS em 2011. Desde que iniciou a sua carreira professional, Débora tem feito performances, recitais e concertos não só no Brasil como também no México e nos EUA.

José Luiz Fernandes, barítono
do Coral Canto do Povo

O barítono José Luiz Fernandes, nasceu em Natal e iniciou seus estudos musicais no Instituto de Música Waldemar de Almeida. Bacharel em música pela UFRN, foi aluno da professora Elke Riedel (Curitiba/PR) e participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Atualmente é coralista/solista do Coral Canto do Povo, e entre seus maiores trabalhos está a atuação no papel de Colas da ópera “Bastian und Bastiene” de Mozart e o papel de Enéias da ópera “Dido and Aeneas” de Purcell.




SERVIÇO:
Encontro de Corais e Concerto Oficial Orquestra Sinfônica do RN com Coral Canto do Povo – Dias 24 a 25 de setembro, 20h, Teatro Alberto Maranhão. Entrada franca. Tel.: (84) 3222-3669.

Nenhum comentário:

Postar um comentário