quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Exposição Mamulengo nos Folguedos é atração no Agosto da Alegria 2013


Adilene Mendes é mestre na arte de fabricar mamulengos
A riqueza da cultura dos folguedos, aliada à fantasia do teatro de bonecos. Nas mãos a artesã Adilene Mendes, papel marchê e retalhos ganham vida, perdem a natureza inanimada e se transformam em personagens dramáticos. São os famosos mamulengos, que ela expõe a partir de sexta-feira (16), às 15h, no Memorial Câmara Cascudo.

A exposição Mamulengo nos Folguedos faz um mergulho no folclore do Rio Grande do Norte e também do Pernambuco, onde a artesã se apropria da linguagem dos folguedos e brincadeiras do folclore nordestino e os incorpora em figuras de João Redondo. Adilene retrata personagens como os brincantes dos Bois de Reis, do Pastoril, Araruna, Maracatu Nação e Rural, Festas Juninas, Bailes Carnavalescos, os Congos de Calçola, Orixás e tantas outras manifestações. A mostra pretende provocar no público o encantamento de ver suas memórias em forma de bonecos.

Adilene é pernambucana, mas já mora em Natal há 33 anos, aprendeu a arte com sua família de artesãos. Detalhes de adereços como aplicações, bordados e pedrarias são construídos de forma artesanal, e os bonecos moldados a partir da técnica do papel machê, tornando peças únicas, assim como nossas manifestações da cultura popular.









SERVIÇO:
Mamulengos Nos Folguedos
Abertura: 16
Horário: 15h.
Visitação: até o dia 31
Local: Memorial Câmara Cascudo.

Entrada Franca



.  

Um comentário:

  1. Parabéns a Adilene (Mainha) Mendes por levar adiante a arte e a cultura de nossos Estados. Um beijo imenso e muito sucesso na exposição!

    ResponderExcluir