segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Agosto da Alegria 2013 apresenta Exposição de Arte Naïf em Galeria do IFRN




Sintonizado com as mais diversas formas de representação da cultura, o Agosto da Alegria traz a simplicidade, simbolismo e liberdade da arte naïf através da exposição “Artistas Naif no Acervo da Pinacoteca” que começa nessa segunda-feira (05), a partir das 18h, na galeria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).  
 
Edilson Araújo
A mostra composta por 23 obras pertencentes ao acervo da Pinacoteca do Estado, ficará aberta à visitação até o dia 31 de agosto com obras de diversos artistas populares de destaque como Fé Córdula, Vivaldo Ramos, César Revoredo, Vatenor, Iapery Araújo, Edson Araújo, Fernando Gurgel, Ivanize, Gilka guimarães, Paixão e Arruda Sales.

A arte naïf é reconhecida por seu caráter não erudito, em que o artista tem a liberdade de pintar sem regras ou necessidade de obedecer um padrão, ou normas acadêmicas. Geralmente os pintores de arte naïf são autodidatas e retratam temas cotidianos e do folclore, assim como relativos à fauna, à flora, ao sincretismo religioso e às suas várias etnias. A pintura naïf brasileira é rica e diversificada e o RN ocupa lugar de destaque devido a grande quantidade de artistas adeptos do gênero. 

Edilson Araújo

Serviço:

Exposição da Coleção Naif do Governo do RN
Curadoria Ângela Ferreira
Galeria de Arte IFRN Cidade Alta
De 05 a 31 de agosto (fechado aos sábados e domingos)
Informações: 3232-5320
Realização: Secult/FJA RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário