segunda-feira, 3 de junho de 2013

Secultrn/FJA promove o curso “O Olhar Artístico Cinematográfico” com oficinas de capacitação profissional

Inscrições podem ser feitas no Núcleo de Promoção Cultural, na sede da Fundação José Augusto, até o próximo dia 10, das 13h às 18h. Aulas serão ministradas por profissionais de renome no cinema nacional

Investir em capacitação profissional no setor do audiovisual potiguar é uma das formas de incentivar o desenvolvimento cultural em nosso estado. É com esse objetivo e, principalmente, no intuito maior de promover reflexões estéticas e artísticas sobre cinema, que a Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte/ Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) realiza o curso “O Olhar Artístico Cinematográfico”, no período de 17 de junho a 28 de julho, no Palácio da Cultura –Pinacoteca Estadual.

Dividido em quatro módulos e ministrado por profissionais de renome no cinema nacional, o curso é gratuito e destinado a diretores de fotografia, maquiadores, figurinistas e diretores de arte atuantes no RN. A carga horária total é de 80 horas e, ao final, todos os participantes receberão certificado.

As inscrições seguem até o próximo dia 10 de junho. Não é necessário pagar nenhum tipo de taxa. Os interessados devem comparecer ao Núcleo de Promoção Cultural, na sede da Fundação José Augusto (rua Jundiaí, 641, Tirol), das 13h às 18h, munidos de currículo e carta de intenção, que serão analisados para a seleção.

São oferecidas 40 vagas, divididas por categoria, sendo 10 vagas para cada modalidade. Selecionados que sejam iniciantes deverão apresentar comprovação de atuação na área de audiovisual, no ato da inscrição. A lista com os classificados para o curso será divulgada no dia 14/6.
As aulas do curso “O Olhar Artístico Cinematográfico” serão ministradas pelos seguintes profissionais: Clóvis Bueno (SP/ Direção de Arte/ Módulo II), Carlos Ebert (SP/ Direção de Fotografia/ Módulo II), Bia Salgado (RJ/ Figurino/ Módulo III) e Cláudia Cruz (RJ/ Maquiagem/ Módulo IV). Serão aulas teóricas e práticas, com realização de tarefas em sala de aula, trabalhos para casa e ainda exibições de filmes seguidas de discussões temáticas.

O calendário de aulas é o seguinte:
·         Direção de arte – de 17 a 21/06, das 18h às 22h;
·         Direção de fotografia – de 28 a 30/06, sexta-feira, das 18h às 22h / sábado e domingo, das 9h às 16h;
·         Figurino – de 1° a 5/07, das 18h às 22h;
·         Maquiagem – de 26 a 28/07, sexta-feira, das 18h às 22h / sábado e domingo, das 9h às 16h.

Os selecionados deverão participar de todos os módulos, independentemente de sua formação profissional, estabelecendo um diálogo entre as partes, para que se capacite de forma integral e seja capaz de usar em sua vida profissional os conhecimentos em arte e estética adquiridos durante o curso, na realização de suas próprias produções cinematográficas. A intenção é mostrar como se dá a interação entre as linguagens específicas de cada área na concretização de um trabalho artístico, de um filme.
Ao melhorar o nível de suas próprias produções através da capacitação profissional oferecida pelo curso, tendo inclusive a oportunidade de dialogar com importantes nomes do cinema nacional, o setor do audiovisual do Rio Grande do Norte ganha em qualidade e teor estético.

SERVIÇO:
Curso “O Olhar Artístico Cinematográfico”. De 17 de junho a 28 de julho, no Palácio da Cultura / Pinacoteca Estadual. Oficinas de Direção de Arte (Clóvis Bueno/SP), Figurino (Bia Salgado/ RJ), Maquiagem (Cláudia Cruz/ RJ) e Direção de Fotografia (Carlos Ebert/ SP). Inscrições até 10 de junho, no Núcleo de Promoção Cultural da Secultrn/FJA (rua Jundiaí, 641, Tirol).

Informações: 3232 5320 (Daniel Tores/ Keila Sena) / 8137 2045 (Keila Sena) / 3232 5321 (Assessoria de Comunicação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário