segunda-feira, 17 de junho de 2013

Noite de lançamentos na Fundação José Augusto




A noite da última quinta-feira, 13, foi de lançamentos na Galeria Newton Navarro, na Fundação José Augusto. A programação teve início a partir das 19h, com o lançamento do livro “Três Fazendas”, de Afrânio Pires Lemos, 40ª edição da Coleção Cultura Potiguar e da edição de número 26 da Revista Preá. Além disso, a noite contou com a abertura da exposição “Vida e obra de Elino Julião”, no Privado é Público e com o lançamento do edital do III Salão Nordeste de Arte Popular Xico Santeiro.
 


A 26ª edição da Preá, agora editada pelo jornalista Adriano de Sousa, vem com algumas novidades na linguagem visual e editorial, na logomarca, no uso das fotografias, chamadas de matérias na capa, além da própria pauta, que deixa de ser monotemática, embora nesta edição o tema gastronomia, local e universal, seja predominante. Entre as inovações, está a seção “Retratos Potiguares”, que destacará sempre um artista ou intelectual, do Rio Grande do Norte, expondo seu conhecimento e pensamento crítico. O professor caicoense Muyrakytan Kennedy, estudioso do sertão, é o primeiro entrevistado. A Preá também destaca a produção de biografias de importantes artistas do estado, o site Substantivo Plural, o Plano Estadual de Cultura, e uma entrevista com o jornalista Woden Madruga e o escritor Alex Nascimento. 

Já o Privado é Público deste mês destaca a exposição “Vida e Obra de Elino Julião”, com o universo artístico do mestre Elino Julião, formada por peças do acervo particular de Veneranda Julião, viúva do artista. São instrumentos musicais usados por Elino; como sanfona, triângulo e pandeiro; partituras, fotos, coleção de discos em vinil, CDs, documentos e roupas, inclusive o figurino de seu último show. A exposição fica aberta à visitação pública até o dia 1° de julho, das 8h às 17h. 

O outro lançamento da noite, o livro “Três Fazendas”, de Afrânio Pires Lemos, corresponde ao 40ª volume da Coleção Cultura Potiguar, onde o autor retrata personagens sertanejos, paisagens, recantos, costumes e tradições, através de uma novela (Malhada Grande) e dois contos (Paraíso e Condado).

Fotos: Anchieta Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário