terça-feira, 20 de março de 2012

Representantes dos Autos têm reunião com Isaura Rosado no TCP



A Secultrn/FJA vai apoiar as diversas manifestações artísticas e teatrais dos Autos realizados nos municípios do RN. A ideia surgiu depois que a secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, pesquisou e catalogou a existência de cerca de 60 manifestações teatrais com esse formato, o que se configura como uma verdadeira tradição potiguar. Para compreender quais seriam as necessidades imediatas e acatar sugestões a fim de criar editais de apoio para esse tipo de evento cultural, ocorreu na segunda-feira, 19 de março, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP) uma reunião com diversos representantes, entre diretores, produtores e atores dos Autos espalhados por todo o Estado.


Diversos deles falaram e, em muitos casos, foi dito que há a necessidade de apoio técnico, sobretudo nas áreas de cenografia e iluminação, sem falar, é claro na possibilidade de o Estado entrar com financiamento para a realização dos autos. A secretária Isaura Rosado explicou aos participantes da reunião que é intenção do Governo do RN abrir Editais de Apoio para os Autos, através do Fundo Estadual de Cultura (FEC), assim como também já existe o patrocínio do Governo, por meio de renúncia fiscal através da Lei de Incentivo Câmara Cascudo. "O Governo do RN não está se propondo a substituir o apoio que porventura já exista por parte dos municípios. Mas, o que queremos é agregar, a partir dos Editais e de oferecer mais uma possibilidade de financiamento, embora que não em sua totalidade", enfatizou ela





Tanto a possibilidade de oficinas de cenografia, quanto de iluminação e figurino, bem como uma grande oficina que possa instruir os interessados no preenchimento dos requisitos exigidos em Edital foram bastante bem recebidos pelos participantes da reunião. Todos os entrevistados também aprovaram o formato "aberto", "apartidário" e "democrático" dos Editais. "Acho que estamos evoluindo nesse sentido. Quando o Governo nos chama para discutir a possibilidade de abrir editais", disse a atriz da Cia. Máscara de Teatro, de Mossoró, Tony Silva. O secretário adjunto de Cultura de Açu, Gilvan Lopes, fez coro com Tony, mas sugeriu que esses tramites fossem feitos com certa antecedência, a fim de que os Autos que ocorram na Paixão de Cristo, por exemplo, pudesse ser contemplados. Sobre essa assunto, Isaura Rosado, explicou a inviabilidade de se apoiar um evento que ocorrerá em 20 dias. Porém, a compreensão sobre esses trâmites devem ocorrer o quanto antes, de modo a preparar os interessados já para os editais de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário