segunda-feira, 5 de março de 2012

Isaura Rosado participa do 1º Seminário Planos de Cultura em Brasília (DF)


A secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, e a coordenadora geral da Conferência Estadual (e Regionais) de Cultura, Ivanira Machado, participaram do 1º Seminário Planos de Cultura, realizado em Brasília (DF) na semana passada. Na pauta, assuntos ligados à elaboração dos Planos de Cultura, uma determinação do Governo Federal, para criação do Sistema Nacional de Cultura, em todo o Brasil, contando com a participação de municípios e estados da federação. A Conferência Estadual de Cultura do RN ocorrerá nos próximos dias 14, 15 e 16 de março, no Teatro de Cultura Popular, anexo à FJA.

Foram discutidos temas como a metodologia de elaboração dos Planos Regionais, assim como também foram feitas discussões para a implantação dos projetos nos Estados e municípios. O Seminário é uma iniciativa da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) e tem o objetivo de auxiliar os entes federados a elaborarem suas políticas públicas de Cultura, à luz da Lei 12.343/2010, que instituiu o Plano Nacional de Cultura (PNC).

De acordo com divulgação da Assecom do Ministério da Cultura, os debates do segundo dia foram coordenados pelos analistas técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que estão assessorando os trabalhos de implantação dos Planos de Cultura em 17 estados brasileiros, e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), responsável pela assessoria das equipes de gestores públicos que estão trabalhando com os Planos de Cultura de 20 municípios. Todos os entes federados que estão participando deste projeto estão integrados ao Sistema Nacional de Cultura.

Também foram detalhadas as quatros etapas de elaboração dos Planos de Cultura. A primeira está relacionada ao diagnóstico da situação da cultura nas localidades, aos desafios e oportunidades existentes; a segunda leva em consideração os objetivos a serem alcançados, a definição das diretrizes e prioridades, as metas, estratégias e ações; a terceira aborda os prazos de execução, os resultados e impactos esperados, os recursos disponíveis e necessários, e as fontes de financiamento; a quarta fase diz respeito aos indicadores que serão utilizados para fazer o monitoramento e a avaliação do processo de implantação dos Planos de Cultura e ao modelo de gestão que será utilizado.


Com informações de: Ascom/Minc
Foto: Isaura Rosado

Nenhum comentário:

Postar um comentário