quinta-feira, 29 de março de 2012

Isaura Rosado fala sobre inauguração do Museu Nísia Floresta

MENSAGEM DA SECRETÁRIA EXTRAORDINÁRIA DE CULTURA DO RN, ISAURA ROSADO, PELA OCASIÃO DA INAUGURAÇÃO DO MUSEU NÍSIA FLORESTA

Um Estado - além das fronteiras geográficas - é feito, principalmente por seus nativos. Homens e mulheres que compõem a argamassa humana de lutas, conquistas e glórias. O Rio Grande do Norte tem na figura memorável de Nísia Floresta - uma prodigalidade que muito contribuiu para inscrever o Estado na história tanto nacional quanto internacional das lutas femininas.

Escritora, educadora, indianista, abolicionista e feminista, Nísia Floresta foi uma mulher de muitas lutas: defendia negros, índios e, sobretudo os direitos das mulheres. Com a marca do pioneirismo, é uma das responsáveis pela consolidação dos direitos femininos no Brasil e no mundo. Cunhou uma frase célebre e que me recordo sempre, que muito explicita os ideais das mulheres que não fogem à luta: "Ensinai às mulheres se queres modificar o mundo". Decerto ela muito se orgulharia se testemunhasse os patamares alcançados pelas mulheres nos séculos XX e XXI.

Nascida Dionísia Gonçalves Pinto, em Papary, Nísia Floresta viveu também em Pernambuco e depois se fixou no Rio de Janeiro, onde fundou o Colégio Augusto, uma escola para mulheres, cuja estrutura já rompia com os padrões vigentes, já que educação e conhecimento eram um privilégio masculino. Em meados do século 19 muda-se com os dois filhos, Lívia Augusta e Augusto para a Europa, vivendo em países como França e Itália, sem nunca perder de vista suas raízes e seus ideais, publicando livros, concomitantemente, no Brasil e no exterior.

Esse breve resumo sobre a vida e o legado de Nísia Floresta, que faço questão de citar, objetiva primordialmente afirmar meu orgulho e louvor de termos no sangue nativo uma mulher de colossal importância para a literatura, a história e a consolidação dos direitos de gênero. E que agora, numa iniciativa do Centro de Documentação e Comunicação Popular (Cecop), cujo projeto de criação do Museu Nísia Floresta foi selecionado no Programa Mais Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura, com louvor, alcançando o 2º lugar em excelência, a cidade de Nísia Floresta conta, a partir de agora, com esse importante espaço de preservação da memória, de incentivo à pesquisa e de práticas artísticas e culturais.

Sendo assim, o Museu Nísia Floresta, a meu ver, contribui categoricamente para o enaltecimento ao orgulho potiguar, naquilo que nos é mais precioso: a identidade com uma filha tão dileta e tão preciosa que foi e sempre será, no seu eterno legado, Nísia Floresta. Minhas congratulações e meus aplausos à cidade de "Brasileira Augusta".

Nísia Floresta, 28 de  Março de 2012.

 Museu Nísia Floresta

Fotos extraídas da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário