sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Audiência Pública discute Sistema Estadual de Bandas de Música

Nessa quinta feira, 6 de outubro, a Assembléia Legislativa do RN promoveu uma audiência pública para apresentar o Projeto de Lei que institui o Sistema Estadual de Bandas de Músicas (Sebam) no Estado. Foram homenageadas as Bandas Euterpe Jardinense, de Jardim do Seridó, que é a mais antiga banda em atividade, com 155 anos, e a e a Filarmônica de Cruzeta, que tem 25 anos.  
Para o debate, estiveram presentes vários músicos, maestros e pessoas ligadas à área de produção musical. O presidente da Unibam (União das Bandas de Música do Rio Grande do Norte), Giuzélio Lobato, disse que o momento representa um avanço para o RN, pois em outros estados brasileiros, como o Ceará, essa iniciativa para integração de Bandas de Música foi fundamental para o desenvolvimento desse tipo de arte.
Gutenberg Trigueiro, gestor da Sinfônica de Barra do Cunhaú, disse que no Estado existem aproximadamente 200 Bandas e um sistema como esse possibilitará não apenas a criação, mas também a manutenção dessas Bandas que, em muitos casos, sobrevivem de doações e pequenos eventos na comunidade a que pertencem.
A Secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, profª. Isaura Rosado também falou da importância da criação do Sebam. Para Isaura, as Bandas de Música são o equipamento cultural do Estado e além do enfoque artístico, sua atuação também tem alcance profissional sendo, portanto imprescindível que um sistema como esse seja criado. A Secretária afirmou que esta é uma iniciativa em total confluência com o Governo, que tem como meta a criação do Fundo Estadual de Cultura. Esta política pública a ser implantada, disponibilizará recursos para ações culturais nas quais o Sibam será contemplado. A destinação desses recursos será dividida em 40% para Natal e grande Natal e 60% para outros municípios.
Na audiência foram homenageados também os maestros Felinto Lúcio Dantas (in memorian) e Tonheca Dantas, que segundo o escritor Cláudio Galvão, foram os grandes nomes da música potiguar do gênero musical orquestrado. Tonheca Dantas é o compositor de Royal Cinema, uma bela valsa que se tornou conhecida internacionalmente. Durante a audiência, Tonheca Dantas Filho recebeu as honras da Casa do Povo e o violonista Paulo Lúcio, neto de Tonheca, brindou os presentes com a execução de algumas peças de se avô. Além de alguns parlamentares, a reunião contou com a presença da coordenadora do Programa Nacional de Bandas da Funarte, Rosana Lemos e do chefe da representação do Ministério da Cultura para o Nordeste, Fábio Henrique de Almeida.

Fotos e texto: Elizabeth Rose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário