terça-feira, 20 de setembro de 2011

Privado é Público apresenta acervo particular de Dorian Gray Caldas

Foto: Alexandro Gurgel/Internet

Obras de grandes nomes das artes plásticas como Di Cavalcanti, Brennand, Darel Valença, Bruno Giorgi, Maria Bonomi, Augusto Rodrigues, Newton Navarro e Thomé Filgueira farão parte da próxima exposição Dorian de Dorian, do projeto Privado é Público, da Secultrn/FJA, que ocorre na Galeria Newton Navarro, a partir desta quinta-feira, 22 de setembro, às 19h30. Isso graças ao acervo particular do artista Dorian Gray Caldas, convidado desta edição, que vai disponibilizar parte do seu vasto material, fruto de presentes que ganhou ao longo da vida dos amigos e artistas plásticos de renome nacional e internacional.
Ele disse que selecionou alguns nomes que considera importantes e "atraentes" pelo valor de suas obras. "Quase todos os quadros e peças que vou expor foram aquisições a partir de contatos pessoais", revela o artista, deixando escapar o apego e afetividade a essas obras. "Não tem como a gente não ter um envolvimento com o autor e sua obra, a gente vira um admirador", confessou Dorian Gray.
Sobre a ideia do projeto Privado é Público, que disponibiliza na Galeria Newton Navarro, acervos particulares para o grande público que, antes, eram reservados apenas aos íntimos dos seus colecionadores, uma ideia muito boa: "A iniciativa de Isaura Rosado é muito interessante porque ela acaba redescobrindo aquilo que, de certa maneira estava escondido", opinou o convidado.
Considerado uma das maiores expressões das artes plásticas contemporâneas do Estado, Dorian Gray Caldas não vai deixar os visitantes sem um pouco de sua obra. Ele deverá expor algumas peças que fazem parte da sua própria coleção. E, embora não seja muito afeito a exibições, Dorian Gray Caldas cedeu aos pedidos e também disponibilizará algumas comendas, diplomas e medalhas que recebeu ao longo de sua vida, como por exemplo, o Grand Prix da Bélgica, que para ele foi uma "surpresa total" quando recebeu. A embaixatriz da China também reconheceu o talento do pintor potiguar e também já lhe enviou um Medalhão da China, em homenagem à sua obra. "Agora, o que me dá satisfação é o reconhecimento das coisas que eu fiz aqui em Natal, porque é minha terra, são meus conterrâneos", diz modestamente.
Dorian Gray Caldas é pintor, escultor, tapeceiro e poeta. Nasceu no dia 16 de fevereiro de 1930 em Natal (RN). O interesse pela arte nasceu cedo, motivado por uma vocação inata. Sua primeira exposição foi em 1950, quando organizou junto com pintores como Newton Navarro e Ivon Rodrigues, o 1º Salão de Arte Moderna de Natal. A partir daí, participou de várias exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Artista incansável, já produziu mais de 10 mil obras em pinturas a óleo, gravuras, bicos-de-pena, desenhos, paineis, tapeçarias e esculturas. Como muralista fez vários paineis como o Painel do Aeroporto Augusto Severo (Autos da Cidade do Natal) e a arte mural do Presépio de Natal, projeto de Niemeyer. Escreveu 36 livros entre eles: Dias Lentos; Geografia do Medo; Dicionário das Artes Plásticas no RN. Seu talento artístico é reconhecido internacionalmente e contabiliza prêmios importantes como Medalha de Ouro no Gran Prix da Bélgica (1971), além dos diplomas nos 20º, 21º e 23º Salões internacionais de Revin (França). No Brasil recebeu vários prêmios de pintura como o de Cândido Portinari de Pintura pela UBE (2007) e em 2008 recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pela UFRN e a Medalha do Mérito Luis da Câmara Cascudo, da Assembleia Legislativa do RN. Algumas de suas tapeçarias podem ser encontradas em lugares como o Banco do Brasil, em Zurique (Suíça) no Departamento de Segurança da Casa Branca, em Washington (EUA), Museu Nacional de Arte Decorativa, em Buenos Aires. Dorian Gray Caldas é membro da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do RN.

Projeto Privado é Público – Dorian de Dorian
Vernissage -
Dia: 22, quinta-feira
Hora: 19h30
Local: Galeria Newton Navarro, FJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário