O reconhecido chargista Cláudio de Oliveira, natalense, radicado em São Paulo, será o próximo convidado do projeto Arte Potiguar no Mundo, uma realização da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA). A palestra sobre sua trajetória profissional será no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, na próxima segunda-feira, 19 de setembro, às 19h30. A entrada é gratuita.
Cláudio de Oliveira é potiguar, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especializado em Artes Gráficas pela Escola Superior de Artes Industriais de Praga, na República Tcheca. Conhecido nacionalmente pelas suas charges, Cláudio de Oliveira começou a publicar em 1976, no jornal Tribuna do Norte, de Natal. Em 1977 passou a colaborar com o Pasquim e em 1982 com a Voz da Unidade. Transferiu-se para São Paulo em 1993, quando se tornou chargista da Folha da Tarde e em 1999 do Agora São Paulo, do Grupo Folha. De 2001 a 2002, manteve a coluna Ribalta na Folha de S. Paulo.
É autor dos livros O que vier eu traço (1988) Já era Collor, em co-autoria (1992) Pittadas de Maluf, premiado com o troféu HQ Mix como melhor livro de charges de 1998 Lula Ano Um (2004) e Pizzaria Brasil (2007). Ganhador do Prêmio Vladimir Herzog, de 1996, na categoria Artes e da medalha Angelo Agostini de 2001 como melhor cartunista de São Paulo.
O projeto Arte Potiguar no mundo, começou em maio deste ano e já passaram pelo palco do TCP nomes como o jornalista e crítico, Geraldo Edson, o editor José Xavier Cortez, o cineasta Moacyr Góis e o arquiteto Carlos Augusto Lira. Todos eles nomes potiguares que, em seu fazer artístico ou cultural têm muito o que contar sobre sua trajetória profissional. O Arte Potiguar no Mundo é uma iniciativa da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) que objetiva mostrar ao público nomes locais que são referência em âmbito nacional e internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário