quinta-feira, 31 de maio de 2012

Inscrições para o EDITAL APOIO AOS NOVOS DA ARTE 2012/2013 se encerram amanhã, 01 de junho.

O Edital Apoio aos Novos da Arte, aberto pela Secultrn/FJA, selecionará 24 propostas de espetáculos nas áreas de teatro, poesia, dança e humor, incluindo-se também projetos correlatos oriundos de escolas da rede pública e privada do Rio Grande do Norte. Os Novos da Arte deverão se apresentar sempre nas primeiras terças-feiras de cada mês, no Teatro Alberto Maranhão,a partir de julho deste ano até julho de 2013. As inscrições podem ser feitas até dia 1º de junho de 2012. O resultado está previsto para o dia 8 de junho. Os grupos serão isentos da pauta e terão à disposição som e luz.

Informações no site da Secultrn/FJA (www.cultura.rn.gov.br, no link Editais Abertos).

TAM apresenta hoje nova edição do Café com Arte

Acontece hoje à noite, 31/05, mais uma edição do "Café com Arte", nos Jardins do Teatro Alberto Maranhão, às 18h. As atrações da noite de confraternização das artes serão a exposição do artista plástico Daniel Torres, de Ceará – Mirim recital poético com os poetas do IFRN Olavo Saldanha, Shavara David e João Paulo e, show musical de Arcesio Andrade e Eliab Lima, do Viola Potiguar e Canções. A entrada é gratuita.


Vernissage da exposição fotográfica "África Selvagem" acontece amanhã na Pinacoteca

A tradução da beleza da natureza selvagem das savanas africanas, em reservas de conservação da fauna e flora nativas, localizadas nos países das regiões sul do continente africano através de fotografias produzidas pelo fotógrafo e engenheiro Ricardo Chrisóstomo, durante a primavera de 2011, será enfatizada com a exposição "África Selvagem". A vernissage será nesta sexta-feira, 01 de junho, no Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado,  a partir  de 19h30 e visitação até o dia 30 de junho.

Durante a visitação à Exposição África Selvagem os convidados irão explorar os caminhos trilhados por Ricardo Chrisóstomo durante a estadia no continente africano em 2011. O safári fotográfico iniciou no extremo sul do continente, no Cabo da Boa Esperança, seguindo para o norte, cruzando os parques nacionais sul africanos, Kruger e Pilanesberg, chegando nas regiões mais remotas de influência das tribos zulus, entre as fronteiras da Zâmbia, Zimbábue, Botsuana e Namíbia.

Além de ser uma manifestação artística, que estimula a difusão das artes visuais com aspectos culturais, a exposição também procura "sensibilizar as pessoas sobre a importância da vida animal selvagem em seu habitat natural. Portanto, tem a proposta de incentivar e atrair a visitação, principalmente, da classe estudantil da rede de ensino pública e privada, e oferecer a oportunidade de uma nova perspectiva de aprendizagem, a arte da fotografia", enfatizou Ricardo.

O engenheiro e pós-graduado, Ricardo Chrisóstomo encontrou na fotografia uma forma de expressar, além do aspecto artístico, o lado reflexivo de temas atuais e relevantes, de caracteres sociais e ambientais, como a preservação da cultura étnica. Exemplificam a busca peculiar do fotógrafo a exposição Cores do Mundo (2009) – composta por fotos de viagens pelo mundo inteiro, e a publicação do livro Olhares do Mundo, que atraem o olhar do público por seu caráter expressivo e reflexivo.

As fotografias expostas podem ser adquiridas pelo preço unitário de R$ 75,00, que acompanham um exemplar do livro Olhares do Mundo.

Informações: Pinacoteca do Estado - Vandeci Holanda (84) 9969-6483.



Por: Denise Barcelos

A Secultrn/FJA lamenta o falecimento da pintora Zaíra Caldas

A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto unem-se aos sentimentos da família de Zaira Caldas Pereira (1927-2012) e a todos os norterriograndenses, eternamente saudosos e orgulhosos de sua ilustre conterrânea, que soube explorar e traduzir, como poucos, "a festa colorida da natureza" – para citar as palavras do cronista Rubem Braga.

Pintora, escultora, tapeceira, Zaira Caldas soube conciliar técnica e sentimento numa vasta obra que ultrapassou as fronteiras do estado, desde a década de 1960 até os dias atuais, sempre revelando-se através de sua arte que, na definição de Câmara Cascudo, soube ser "forte, leal e nítida, documental e direita, antiga e contemporânea".

Natal, 30 de maio de 2012

quarta-feira, 30 de maio de 2012

OSRN e Coral Canto do Povo realizaram II Concerto Oficial de 2012 no TAM


A Orquestra Sinfônica do RN e o Coral Canto do Povo realizarão na terça-feira, 29 de meio, o segundo Concerto Oficial da temporada 2012, no Teatro Alberto Maranhão. A OSRN estava sob a batuta do maestro convidado Emanuel Martinez e o Coral Canto do Povo sob a regência do seu maestro Janilson Batista. Os dois núcleos da Secultrn/FJa homenageram Mozart em seu programa e encantaram sua plateia lotada. 

Fotos: Anchieta Xavier








CCP de Parelhas apoio o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Casa de Cultura Popular Palácio Florêncio, de Parelhas, junto com o Centro de Referência de Assistência Social (CREA), realizaram no último dia 18 de maio atividades em torno do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As agentes de cultura Heloíse Cristines de Lima Gondim e Fábia Karinna de Medeiros foram as responsáveis pela organização do evento. 





Fotos: CCP Parelhas

terça-feira, 29 de maio de 2012

Secultrn/FJA divulga: Agentes de Leitura - processo seletivo em curso



O processo de seleção dos 550 bolsistas para o programa “Agentes de Leitura”, do Governo do RN/MINC, Secretaria Extraordinária de Cultura/FJA, cumpriu com êxito, no domingo, 20 de maio, a primeira etapa: prova escrita nos 41 municípios pertencentes à área de cobertura do projeto.

Nessa primeira etapa, dos 1.928 candidatos que estavam aptos (2.179 pleitearam inscrições), apenas compareceram para realizarem provas escrita 1.345 candidatos. Foi registrado um índice de evasão de 30,03%. Nos municípios de Mossoró, São Gonçalo do Amarante e Natal o comparecimento foi inferior ao número de vagas disponíveis. 

Estimular a leitura junto às famílias de baixa renda e nos aglomerados de maior vunerabilidade social, é o objetivo dos Agentes de Leitura, programa a ser implantado em 41 municípios potiguares. 550 agentes receberão bolsas para a realização desta tarefa.

As provas elaboradas pela Cátedra UNESCO de Leitura (PUC/RJ), será corrigida pela empresa CKM Serviços Ltda, de São Paulo, ganhadora da Licitação realizada pela Secretaria Extraordinária de Cultura/FJA.
A próxima etapa do processo seletivo consta de uma prova oral a ser realizada entre os aprovados na etapa escrita. A Secretaria de Cultura/FJA esta adquirindo 50 mil títulos já selecionados, dentre a literatura universal, nacional, regional e potiguar, para a implementação do programa que vai levar livro e leitura para mais de 15 mil famílias em 41 municípios do Rio Grande do Norte, com o objetivo de melhorar os índices de leitura no estado e no país.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Amanhã o II concerto oficial da OSRN e Coral Canto do Povo homenageia Mozart

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) e o Coral Canto do Povo realizarão o seu segundo concerto oficial da temporada de 2012, no Teatro Alberto Maranhão, amanhã, 29/05. A apresentação terá início às 20, com entrada gratuita, trazendo como regente convidado dessa edição o renomado maestro Emanuel Martinez, apresentando no programa clássicos de W. Amadeus Mozart (1756-1791). E, no dia 30/05, às 09h, Martinez fará o concerto didático para as escolas.


 Fotos: Anchieta xavier

CCP de João Câmara realizará a primeira "Virada Cultural" nos dias 16 e 17/06

A Secultrn/FJA, através da Casa de Cultura Popular de João Câmara, e a Prefeitura promoverão a primeira "Virada Cultural" do Estado, nos dias 16 e 17 de junho, na Praça Pública da cidade. O projeto foi definido em reunião no último domingo, 27/05, na presença do prefeito Ariosvaldo Targino de Araújo e do Agente de Cultura da CCP João Câmara, Nelson Câmara.

O projeto, que contará com 24 horas de atividades culturais, tais qual teatro, dança, manifestações folclóricas, pintura, apresentação de calouros, concursos culturais e shows.  A ideia pioneira no Estado, já acontece em diversas cidades no país, a mais importante na cidade de São Paulo. E, contará com a o apoio logístico e de viabilidade da Prefeitura, da FJA e instituições parceiras.

Inicialmente, a Virada Cultural iria acontecer no município de Bento Fernandes, mas por forças maiores, o evento precisou ser transferido, o que não afetará seu tamanho e programação, que serão 240 atrações, durante as 24 horas de duração. E, serão convidados o 167 municípios das região do Mato Grande. E, dentre as atrações culturais, haverá shows nos dois dias: 16/06, Forró da Pegação e Jair Banda Show 17/06, Guga Playboy de Luxo e Stillo 10.

"São ideias pioneiras como essa, que valorizam a cultura do nosso Estado, que devem ser apoiadas. E, o Governo do Estado, através da Secultrn/FJA, dará o apoio necessário a CCP de João Câmara para o sucesso da Virada Cultural, que deve servir de inspiração para os demais municípios.", parabenizou a secretaria extraordinária de Cultura, Isaura Rosado.

Sugestões de programação, inscrições e informações através dos e-mails: ccpjoaocamara@hotmail.com / ccpjoaocamara@gmail.com.


Por: Denise Barcelos (Assecomfja) 

Funarte/MinC e Secultrn/FJA abrem inscrições para Painéis de Regência Coral 2012

Estão abertas as inscrições para os Painéis Funarte de Regência Coral 2012 . Os cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical vão ocorrer de junho a outubro, nas cidades de Araxá (MG), Natal (RN), Belém (PA), Goiânia (GO) e Campina Grande (PB). Durante seis dias, os participantes – que podem ser coralistas ou regentes corais – receberão aulas práticas e teóricas pela manhã e à tarde, enquanto as noites serão reservadas para apresentações e atividades diversas.

A passagem dos cursos por Natal acontecerá de 06 a 11 de agosto. Embora sediados em determinadas cidades, os Painéis estão abertos a participantes das regiões próximas, de forma a provocar tanto o aperfeiçoamento da prática coral e o enriquecimento de repertórios, como o contato entre grupos de diferentes localidades. Em 2012, o programa conta novamente com a participação de renomados especialistas de diversas regiões do país e orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz. A coordenação é do Centro da Música da Funarte.

Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam uma reconhecida atuação do antigo Instituto Nacional de Música, da Funarte, que a partir de 1979, sob a direção de Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e de aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, mediante a realização de cursos, concursos e edições de partituras. Desde o início, esse trabalho foi realizado com a colaboração de órgãos públicos e privados nas várias regiões do Brasil.

A ficha de inscrição deve ser enviada pelo correio ou por e-mail ao local de inscrições do painel desejado. Para mais informações sobre o Painel e sobre os locais e datas dos demais, acessar: www.funarte.gov.br



Natal/RN – 06 a 11/08/2012
Fundação José Augusto
Coordenador: Cléa Maria Galvão Bacurau e Francisco José Araújo Alves (Marinho)
Professores: Eduardo Lakschevitz (RJ) e Lucy Schimiti (PR)
Pianista acompanhadora: Stella Junia (RJ)
Informações e inscrições:
Rua Jundiaí, 641, Tirol, Natal – RN – CEP 59020-120
Tel. (84) 3232 5357 (das 8 às 18h)
e-mail: fjacena@rn.gov.br

Funarte/Minc e Secultrn/FJA abrem inscrições para os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012

Estão abertas as inscrições para os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012. Este ano, os cursos vão ocorrer no Rio de Janeiro (RJ), em julho Natal (RN), em outubro Vigia (PA), em novembro e Ponta Grossa (PR), em dezembro. Há vagas para técnicas de instrumento de sopro (flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete e bombardino/tuba) percussão instrumentação e arranjo musical regência percepção musical e prática de conjunto (ensaio e concerto) reparo e manutenção de instrumentos de sopros.

Realizados pela Funarte/Ministério da Cultura, em parceria com a Secultrn/FJA, os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012 oferecem cursos com duração de cinco dias, ministrados por profissionais de reconhecida competência, oriundos de diversos estados. Músicos e regentes interessados em participar do programa devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la, pelos correios, ou entregar em mãos na sede da FJA.

O objetivo dos Painéis Funarte de Bandas de Música é aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o país, além de estimular a troca de experiências proporcionada pelos encontros. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas, criado em 1976. Este programa atua em diversas frentes, como levantamento e edição de partituras e manuais, distribuição gratuita de instrumentos e realização de cursos de reciclagem.

No Rio Grande do Norte as oficinas ocorrerão de 17 a 21 de outubro e serão oferecidos os cursos de Instrumentação e Arranjo, com Carlos Almada (RJ) Percepção Musical, Daniel Lopes (MG) e Stella Junia (RJ) Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro, Adevilson Cerqueira (SC) Clarinete, Max Ferreira (SP) Saxofone, Arley França (CE) Trompete, Leopoldo Artuzo (SP) Trombone, Gilvando Silva "Azeitona" (PB) tuba/Bombardino, Wilson Dias (SP) Percussão, Paraguassú Abrahão (RJ) e, Regência, com André Cardoso (RJ). E, cada candidato poderá se inscrever para uma única oficina. O programa completo de todas as cidades e informações pertinentes a cada oficina estão no site da Funarte (www.funarte.gov.br).




Inscrições: Fundação José Augusto

Coordenador: Cléa Maria Galvão Bacurau e Francisco José Araújo Alves (Marinho)
Professores: Eduardo Lakschevitz (RJ) e Lucy Schimiti (PR)
Pianista acompanhadora: Stella Junia (RJ)
Rua Jundiaí, 641, Tirol, Natal – RN – CEP 59020-120
Tel. (84) 3232 5357 (das 8 às 18h)
e-mail: fjacena@rn.gov.br

sexta-feira, 25 de maio de 2012

“Leitura Dramática” é lançado no TCP com o texto “À Luza da Lua, os Punhais”

Na noite de quinta-feira, 24/05, a plateia do TCP foi testemunha de uma belíssima leitura do texto “À Luz da Lua, os Punhais”, de Racine Santos, com direção de Makarios Maia, durante o lançamento do importante projeto de resgate da dramaturgia potiguar “Leitura Dramática – O Exercício da Palavra”.  O projeto terá uma edição por mês e, de acordo com a secretaria extraordinária de Cultura Isaura Rosado, o projeto foi pensado pela Secultrn/FJA para enaltecer a cultura produzida no Estado e resgatar para as novas gerações grandes dramaturgos.











Fotos por : Anchieta Xavier

Segundo concerto oficial da OSRN e Coral Canto do Povo homenageia Mozart

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) e o Coral Canto do Povo realizarão o seu segundo concerto oficial da temporada de 2012, no Teatro Alberto Maranhão, no dia 29/05. A apresentação terá início às 20, com entrada gratuita, trazendo como regente convidado dessa edição o renomado maestro Emanuel Martinez, apresentando no programa clássicos de W. Amadeus Mozart (1756-1791). E, no dia 30/05, às 09h, Martinez fará o concerto didático para as escolas.

A apresentação se dividirá em três atos, orquestrando trechos de grandes peças de Mozart. A introdução será feita com a Abertura da Ópera Flauta Mágica, que mostra a filosofia do Iluminismo , trazendo fortes traços dos conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa. O segundo ato, com participação do Coral Canto do Povo regido por Janilson Batista, apresentará a Missa em Dó Maior (Coroação), que se imagina que Mozart a criou em alusão a uma imagem da virgem conservada num santuário nas redondezas de Salzburg (Áustria), a "Maria am Plaine", cuja coroação acontecera em 1751, e era comemorada com muita pompa a cada ano tendo um estrutura fragmentada entre o canto gregoriano e a música litúrgica da Renascença. E, por fim, a OSRN apresentará a Sinfonia nº 41 em Dó Maior (Júpiter), que mudou os rumos da direção de música do futuro, homenageando o deus romano, Mozart criou cinco melodias e simultaneamente desempenhou-as em uma variedade de combinações e permutações, até então nunca vistas.

O maestro convidado a assumir as batutas desse segundo concerto oficial é o paranaense Emanuel Martinez, que no seu extenso currículo reconhecido nacionalmente traz diversas audições internacionais e vem atuado à frente de diversos coros e orquestras tanto no Brasil como no exterior, destacando a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Londrina, Orquestra Sinfônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Estado de SP, Orquestra Sinfônica do Festival de Campos do Jordão, Orquestra Sinfônica da Oficina de Música de Curitiba, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Festival de Música de SC, além de outras atuações na França, Portugal, Espanha e Japão. E, Paralelamente à atividade de maestro, desenvolve atividades didáticas como professor de regência junto a prefeituras, Estados da União, escolas de música, universidades, cursos, seminários e festivais de música.

E, seguindo o compromisso de manter o contínuo funcionamento da OSRN e do Coral Canto do Povo, com um concerto oficial por mês, a Secultrn/FJA fará, no mês de junho, seu terceiro concerto oficial, nos dias 26 e 27, com apresentações de músicas chinesas e brasileiras.

Para mais informações entrar em contato com o diretor musical da OSRN, Luis Antônio de Paiva – 84 9112-3512 / 8127-4846.




Por: Denise Barcelos (Assecomfjarn) / Foto: Anchieta Xavier

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Governo do Estado e Secultrn/FJA apoiaram realização do Auto de Santa Rita


Fé, adoração e bela encenação marcaram a noite de sábado, 19/05, em Santa Cruz, durante a festa da Padroeira do município, que contou com a tradicional novena, na Paróquia Matriz, e a apresentação do auto "Rita, a Santa dos Impossíveis", encenado por atores locais e apoiado pelo Governo do Estado, através da Secultrn/FJA.

A noite, que contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, da secretaria extraordinária de Cultura Isaura Rosado, do presidente de Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ricardo Motta, e da secretária Executiva do Gabinete Civil, Sonali Rosado, começou com a tradicional novena à Santa Rita de Cássia, padroeira do município, que a cada ano atrai mais devotos, mostrando o empenho do Governo e da sociedade para a produção da celebração.

Após o ato eucarístico foi apresentado o auto "Rita, a Santa dos Impossíveis", com direção de Edmilson Rocha e 74 participantes, sendo 20 do corpo técnico e 54 compondo o elenco, todos pertencentes ao próprio município. O espetáculo, que está em sua 3ª edição, contou o apoio da Secultrn/FJA, através da Casa de Cultura de Santa Cruz, de R$ 100 mil, provenientes do Fundo Estadual de Cultura (FEC).  "O Governo do Estado, através da Secultrn/FJA, financiou a encenação por entender a importância da manifestação para o município, que tem uma forte vocação religiosa. E, financiará mais projetos desse cunho através do seu edital ‘Atos do Povo’, pois a cultura potiguar se fortalece e enaltece a importância de autos religiosos para a população", explicou Isaura Rosado.

Durante o evento a governadora Rosalba Ciarlini também comentou a importância do desenvolvimento de um trabalho primoroso, como o desenvolvido pelo elenco, que além de aflorar novos talentos e favorecer o trabalho dos artistas locais, também ajuda o município no seu desenvolvimento econômico, "a estátua de Santa Rita de Cássia atrai milhares de pessoas à cidade e uma celebração como essa fomenta, além do turismo, a economia do município", encerrou.

O espetáculo mostrou qualidade técnica e artística, comoveu os presentes, além de enfatizar a importância da valorização da cultura religiosa para os potiguares e de seus artistas locais, que empenhados desenvolvem um belo Auto e transformam, por meio da cultura, a sociedade. O prefeito de Santa Cruz Péricles Rocha, durante seu discurso explicitou bem o sentimento de alegrias dos que ali estavam presente assistindo, "gostaria de dizer da alegria de estar vendo a realização da encenação  e falar que sem a participação do Governo não estaríamos aqui".














Por: Denise Barcelos (Assecomfja) / Foto: Wallace Maxsuel

quarta-feira, 23 de maio de 2012

CCP de João Câmara realizará a primeira "Virada Cultural de Bento Fernandes"

A Secultrn/FJA, através da Casa de Cultura Popular de João Câmara, e a Prefeitura de Bento Fernandes promoverão a primeira "Virada Cultural" do Estado, nos dias 16 e 17 de junho, na Praça Pública da cidade. O projeto foi apresentado em reunião na última terça-feira, 22/05, na presença do prefeito Ivanaldo Fernandes e do Agente de Cultura da CCP João Câmara, Nelson Câmara.

Durante a reunião, que ocorreu na sede do CRAS, mostrou-se o projeto, que contará com 24 horas de atividades culturais, tais qual teatro, dança, manifestações folclóricas, pintura, apresentação de calouros, concursos culturais e shows.  A ideia pioneira no Estado, já acontece em diversas cidades no país, a mais importante na cidade de São Paulo. E, contará com a o apoio logístico e de viabilidade da Prefeitura, da FJA e instituições parceiras.

"São ideias pioneiras como essa, que valorizam a cultura do nosso Estado, que devem ser apoiadas. E, o Governo do Estado, através da Secultrn/FJA, dará o apoio necessário a CCP de João Câmara para o sucesso da Virada Cultural, que deve servir de inspiração para os demais municípios.", parabenizou a secretaria extraordinária de Cultura, Isaura Rosado.

Por: Denise Barcelos (Assecomfja)

terça-feira, 22 de maio de 2012

TCP será palco, a partir do dia 24/05, do resgate da dramartugia potiguar

O projeto "Leitura Dramática - O exercício da palavra" surge no cenário cultural norte-rio-grandense para privilegiar a dramaturgia do Estado e seus grandes nomes, que foram se perdendo no decorrer dos anos pela falta de uma política editorial que os privilegiassem. Durante o processo serão feitas leituras públicas, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, de textos dramáticos previamente selecionados de nossos autores, visando aproximar dramaturgos e público, ao mesmo tempo em que, promove a divulgação de estímulo à produção dramática. A Secultrn/FJA fará o seu lançamento e a primeira edição no dia 24 de maio, às 20h.


O "Leituras Dramáticas" "enaltecerá para a nova geração, nomes como Sandoval Wanderley, Meira Pires, Jaime Wanderley e outros que, com sua escritura, movimentaram os palcos do Estado por décadas", de acordo com a concepção da idealizadora do projeto, Sônia Santos, diretora do TCP. E, para mudar essa postura, que prejudica a memória das artes cênicas, o Governo do Estado, através da Secultrn/FJA, desenvolveu um projeto, que reproduzirá para o público, grandes textos dos renomados autores por artistas do cenário cênico, que farão essas leituras dramáticas junto ao público uma vez por mês, com entradas gratuitas.


Para começar, no dia 24/05, a primeira leitura será do texto "Á luz da lua, os punhais", de Racine Santos.  E, no decorrer dos meses, até o meio de 2013, a cada edição um novo texto e um novo dramaturgo serão trabalhados. E, além das leituras mensais, realizadas por atores, diretores e convidados, o projeto terá uma segunda etapa, que publicará os textos lidos dentro de uma coleção específica. Assim, as leituras públicas, imortalizarão, de forma escrita, esse projeto que "colocará nossa literatura dramática no patamar que todos nós almejamos, e que o RN espera.", ressalva Sônia.


Para a leitura de "À luz da lua, os punhais", de Racine Santos, A Secultrn/FJA convidou o diretor Makarios Maia Barbosa, conhecido por seus trabalhos desde a década de 1970, esse paraibano já trabalhou em grandes espetáculos como Auto de Natal (2010), o Auto da Compadecida (2007),  além de ser professor de teatro na UFRN e doutor pela Université Paris Ouest Nanterre (Paris – França). Sua escolha se deu, pois em seus trabalhos sempre enfatizou a prática, o fazer poético das linguagens artísticas, a teatralidade do cotidiano, centrado na cultura da miscigenação.  Ninguém mais propício para fazer a leitura dessa obra que poeticamente, Racine enaltece o sertão e o cangaço, num resgate à figura de Lampião, sua vida, paixão, domínio do cangaço por vinte anos e morte. Poema escrito em ritmo de balada, usa os versos para descrever de forma primorosa o seus cenários e personagens, fundindo a realidade e a criação artística, num resultado harmônico de rara beleza dramática e poética.


Mais informações e entrevistas sobre o projeto com Sônia Santos: 84 9673-0285.




Por: Denise Barcelos (Assecomfja)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Governo do Estado anúncia renúncia fiscal de R$ 6 milhões

O Governo do Estado anúncia a renúncia fiscal em prol da Lei Câmara Cascudo no valor de R$ 6 milhões de reais. A governadora Rosalba Ciarlini já assinou decreto que formaliza a renúncia, que será publicada no Diário Oficial do Estado, sendo esta mais uma ação que favorece o desenvolvimento e fomento da cultura do RN.

A LCC concede abatimento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) à empresa com estabelecimento situado no Estado do Rio Grande do Norte que apoiar financeiramente projetos culturais aprovados pela Comissão Estadual de Cultura (CEC).


Informações sobre a LCC entrar em contato pelos telefones (84) 3232 5315 ou (84) 3232 5316.



Por: Denise Barcelos (Assecomfjarn)

Picanoteca apresenta a vernissage da Exposição AHIMSA, de Dina Amala

Hoje, às 19h, a Pinacoteca do Estado será palco da vernissage da exposição AHIMSA, de Dina Amala. A exposição retrata uma visualização da organização das formigas e coloca os homens na mesma dimensão, dentro da discussão atual sobre violência e conflitos que vivemos em todas as esferas da vida cotidiana.


Informações pelo telefones 84 3232-5304 e 84 3232-9727.


Exposição Região Universal de Gilvan de Souza, na Pinacoteca

A Secultrn/FJA convida a todos a visitarem a vernissage da exposição Região Universal, de Gilvan de Souza, no dia 17/05, às 20h, na Pinacoteca do Estado. As obras ficarão expostas para visitação do sia 18/05 a 17/06, das 08h às 17h.

Informações pelo telefones 84 3232-5304 e 84 3232-9727

Funarte incentiva a capacitação das Artes Cênicas e Visuais

Artistas, produtores e agentes das Artes Cênicas e Artes Visuais do Rio Grande do Norte se reúnem nesta sexta-feira (18), a partir das 15h, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal, para debater o Programa Oficinas de Capacitação, desenvolvido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). O encontro servirá para identificar pontos fortes dos setores neste estado, assim como áreas que demandam uma maior atenção e que poderão ser beneficiadas com a proposta de formação.
Na área das Artes Cênicas, o programa ganha continuidade em 2012, no intuito de contribuir para o aprimoramento do conhecimento técnico de teatro. Iniciadas em 2011, este ano as oficinas oferecidas pela Coordenação de Teatro da Funarte são nas áreas de dramaturgia, interpretação, produção teatral, direção, corpo e voz, com atividades a serem realizadas de julho a outubro de 2012.

Já as "Oficinas Funarte – Artes Visuais: Desafios Contemporâneos" propõem a reflexão sobre a prática das artes e seu diálogo com a formação do público e a diversidade cultural brasileira. Os representantes do setor escolherão um tema para capacitação no Estado. As aulas deverão acontecer entre junho e setembro de 2012.

Serviço:Debate sobre o Programa Oficinas de Capacitação – Artes Visuais e Artes Cênicas
Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, Rua Jundiaí, 641, Petrópolis, Natal, RN.
Data: 18/05/2012 (sexta-feira)
Horário: 15h

Informações:
Teatro de Cultura Popular Chico Daniel: (84) 3232-5307
Artes Cênicas: Sônia Santos – (84) 8127-4781
Artes Visuais: Vandeci Holanda – (84) 8127-3936




Por: Assessoria de Comunicação do RRNE/MinC / Imagem: Site da Funarte

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Secultrn/FJA divulga locais de prova para Agentes de Leitura


A realização da 1ª fase de seleção dos Agentes de Leitura, realizada pela Secultrn/FJA, acontecerá neste domingo, 20/05/2012, em 41 municípios simultaneamente. Para saber seu local de prova, os inscritos devem acessar o site da Secretaria (clique aqui para ver a listagem) ou irem até o local de seu município no qual realizarão sua inscrição. Os locais já estão disponíveis para consulta desde hoje, quarta-feira, 16/05/2012. Lembrando que os portões abrem às 8h e fecham às 9h, sendo fundamental levar RG e caneta, conforme previsto no edital.

Segue abaixo os locais por município:

Alexandria - E. E. Valdemar de Souza Veras
Angicos - E. E. José Rufino
Apodi - Núcleo da UERN
Assú - Complexo Educacional Padre Ibiapina
Baraúna - E. E. João de Abreu
Caicó - Centro Educacional José Augusto
Campo Grande - E. M. Professor Leal Pimenta
Canguaretama - E. E. Fabrício Maranhão
Caraúbas - E. M. Josué de Oliveira
Ceará-Mirim - E. E. Professor Eneas Cavalcante
Cruzeta    E. E.- Joaquim José de Medeiros
Currais Novos - E. E. Tristão de Barros
Goianinha - E. M. Hélio Galvão
Grossos    - E. E. Coronel Solon
Ielmo Marinho - E. E. Ielmo Marinho
Ipanguassú - E.E. Manuel de Melo
Itaú - E. E. Francisco de Assis Pinheiro
Janduís - E. E. Professor Daniel Gurgel
João Câmara - Casa de Cultura Gumercindo Saraiva
Lajes - E. E. Pedro Segundo
Lucrécia - E.E. Josefina Xavier
Luiz Gomes - E. E. Mariana Cavalcante
Macaíba    - Colégio Equipe
Macau - E. E. Duque de Caxias
Martins    - Centro Educacional Raimunda Barreto
Mossoró    - E. E. Antônio Bezerra de Sales
Natal (Zona Leste) - E. E. Isabel Gondim
Natal (Zona Norte) - E. E. Peregrino Júnior
Natal (Zona Oeste) - E. E. Maria Queiroz
Natal (Zona Sul) - E. E. Antônio Pinto
Nísia Floresta - E. E. Nísia Floresta
Nova Cruz - E. E. Djalma Marinho
Parelhas - E. E. Monsenhor Amâncio Ramalho
Parnamirim - E. E. Professor Antônio Basílio Filho
Pau dos Ferros - Secretaria de Educação
Santa Cruz - E. E. José Bezerra Cavalcante
Santana do Matos - E. E. Prof. Celso Arruda de Andrade
São G. Amarante     - E. E. José Vieira
São José de Campestre - E. E. Diógenes da Cunha Lima
São José de Mipibú - E. E. Professora Terceira Rocha
Serra Negra do Norte - Centro Pastoral Paroquial
Tenente Ananias    E. E. - Acadêmico Mauro Abrantes
Touros - E. E. Professora Isabel Barbosa Vieira
Umarizal - E. E. 11 de Agosto

Acontece amanhã lançamento da Revista Preá e Exposição "Quixote com Rosas"

A noite desta quinta-feira, 17/04, será marcada por dois grandes lançamentos na Fundação José Augusto: da 25ª edição da Revista Preá e da Exposição "Quixote com Rosas", no Projeto Privado é Público, na Galeria de Arte Newton Navarro, às 18h, na Rua Jundiaí, 641 - Tirol.

A 25ª edição da Revista Preá, seguindo a linha editorial da gestão da secretária Isaura Rosado que passou a abordar em cada edição uma temática, falará sobre viagens. Dentre o rico material compilado para essa edição destacamos a publicação da entrevista do Senador Elói de Souza, quase 100 anos depois de sua viagem ao Egito, com comentários de Rejane Cardoso Anna Maria Cascudo recontará as viagens de seu pai, Câmara Cascudo, com fotos inéditas e exclusivas, cedidas pelo Instituto Ludovicus enquanto, Clotilde Tavares falará em seu artigo sobre os 65 da viagem de Cascudo ao Sertão Helder Macedo contará a trajetória do holandês Roeloff Baro, durante o período da colonização aqui no Estado uma matéria vasta sobre a linha aérea de Latécoère, que seguia da Argentina até a África, passando por Natal, confirmando a presença de Saint-Exupéry em nossa Cidade e o documento que mostra os cálculos de Latécoère preferindo na rota Natal a Recife. Trazendo os demais locais do mundo para Natal tem as matérias falando sobre os estrangeiros que aqui residem e trabalham com cultura a visão dos potiguares sobre locais do mundo em que estiveram e, o ensaio fotográfico de Afonso Martins sobre diversas cidades ao redor do mundo. Salientando que neste ano ainda serão lançadas mais três edições da Revista Preá.

E, seguindo o clima de viagens da noite, a Exposição "Quixote com Rosas", que tem como seu curador o professor da UFRN João da Mata, chega a FJA para retratar e homenagear o Dia Internacional do Livro (23/04), a obra de Cervantes e o Dia de São Jorge, com exposições de quadros de artistas nacionais e norte-rio-grandenses, esculturas e edições raras e famosas do célebre livro Dom Quixote de La Mancha. A exposição que existe há 10 anos faz uma homenagem ao grande Dom Quixote e suas aventuras, que há 407 anos encantam gerações, e ao Santo Guerreiro "Sant Jordi", que "são de grande influência na cultura, não só local, como brasileira, sendo temas permanentes de inspiração para nossos artistas e escritores", enaltece o seu curador, João da Mata. A exposição ficará aberta para visitações de 18 a 30 de maio, das 08h às 17h, Galeria de Arte Newton Navarro.

O evento ainda contará com uma breve apresentação dos músicos Eduardo Juarez, da Patagônia, e Oswin Lohss, de Hamburgo, que tocando teclado, voz e violão apresentarão músicas argentinas, do tango ao rock. Ambos são exemplos e personagens da matéria sobre os estrangeiros que residem em Natal e trabalham com cultura.

Informações e entrevistas com Mário Ivo, editor da Revista Preá (84 8126-3414), e João da Mata, curador da exposição Quixote com Rosas (84 9607-1266).












Projeto "Nós na Tela" leva formação e produção de audiovisuais ao Estado

Da parceria entre a Fundação José Augusto e a ONG Cajupiranga surgiu o Coletivo Nós na Tela, em 2008, que deu origem ao Projeto Nó na Tela, que tem como objetivo principal estimular a produção audiovisual no interior do Estado. E, a partir desse projeto são produzidos filmes que serão exibidos em diversas cidades do interior, como aconteceu nos dias 10 e 11 de maio em São Tomé e Serra Negra.

O projeto, que tem como produto final filmes produzidos pela comunidade, visa estimular, através de capacitação, a formação de realizadores e receptores críticos, produção de obras audiovisuais que registrem a memória e a diversidade cultural do Estado, suprir uma lacuna nas ações de formação e produção audiovisual potiguar, fortalecimento da identidade cultural e social através da descoberta de novas percepções e talentos. São três as etapas do projeto: curso de introdução a realização audiovisual, realização de um filme curta metragem e composição do catálogo da Mostra "Curta Nós na Tela" - que percorrerá os municípios contemplados pelas ações do projeto. Dentre os municípios estão Cruzeta, Currais Novos, Macaíba, Caicó, Campo Redondo, Campo Grande, Jardim de Seridó, São José de Mipibu, Grossos, Viçosa, Parelhas, Goianinha, Ipanguaçú, São Tomé, Serra Negra do Norte, São Gonçalo do Amarante e a capital do Estado, Natal.

Deste ano, o projeto produziu, a partir de 15 roteiros inscritos e a participação de 407 pessoas, 08 curta metragens: Lendas do Catau (Goianinha), Os Causos de Tomás Cabe (São Tomé), Belíssima (Caicó), O Retorno (Jardim do Seridó), Esquizofrenia (São José do Mipibu), O Pacto (Serra Negra do Norte), Em Família (São José do Campestre, São Gonçalo do Amarante e Macaíba) e As Marias (Santana dos Matos, Areia Branca e Natal). Para a produção dos curtas, além do apoio da Secultrn/FJA, conta com a participação das Casas de Cultura de cada município, Instituto Técnico de Cinema (ITEC), Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do RN (ABD&C/RN), Estúdio Sonorus, Imagem e Filme e Universidade Potiguar (UnP).

E, os filmes produzidos serão exibidos na 11ª Bienal de Artes Visuais da cidade de Havana, em Cuba, nos dias 02 a 04 de junho de 2012. O convite feito pelo Instituto Cubano Del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) e da TV Casa Produtora sugriu após a visita a Natal do crítico de cinema Frank Padrón, em 2009.

Mais informações através do blog do projeto (nosnatelaprojeto.blogspot.com) e do e-mail (nosnatelaprojeto@yahoo.com), com Geraldo Cavalcanti.

Por: Denise Barcelos (Assecomfjarn)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bom Jesus comemora cinquentenário de Emancipação Política com grande espetáculo

O Governo do Estado, através das Secretarias de Educação, Agricultura e Cultura, desenvolveu um projeto de resgate da cultura popular de Bom Jesus, criando o espetáculo Capoeiras, Panelas de Bom Jesus, atendendo o pleito do prefeito Edmundo Aires Junior, visando os 50 Anos de Emancipação do Município. O trabalho foi definido e pensado em reunião com a comunidade, professores, artistas e membros da comunidade Quilombola.O processo de elaboração passou por oficinas de capacitação dos professores das escolas, montagem e direção de Claudio Almeida de Cavalcanti, coreografia de Antonio Soares, figurino de Carlos Sérgio, produção de Mirtes Imaculada e texto de Claudio e Maria Geruza Soares Camara.


Encenado na quarta-feira, 09/05, e hoje, 11/05, na Praça Pública de Bom Jesus, o trabalho conta com 800 crianças das escolas do município e a comunidade Quilombola de Capoeiros, formando os grupos de Caboclinhos, Bois de Reis, Pau Furado, Capoeira, Coco de Roda, Pastoril, Quadrilha, Coral e Araruna, que dividiram o espetáculo em seus cinco momentos, que prometeram entrar para a memória e história do município. Ale´m das apresentações, que no seu primeiro dia tiveram a participação da EDTAM, ocorreu ontem o Cortejo, com apresentações e missa.


A comunidade também se mobilizou para produzir um vídeo sobre a história da cidade, que encantou a todos em sua primeira apresentação, resgatando a sua história e as tradições culturais específicas das regiões. Tornando assim, o munícipio de Bom Jesus um exemplo a ser seguido pelos demais no resgate da cultura, celebração do Estado, de forma grandiosa e que congrega toda a comunidade em prol de um ber maior da sua história, contribuindo para a concretização do RN, que se prepara para receber a Copa do Mundo de 2014, que será uma grande vitrine, não só dentro do país, mas para o mundo.















Por: Denise Barcelos / Foto: Anchieta Xavier