terça-feira, 26 de julho de 2011

Privado é Público apresenta acervo de Olímpio Maciel sobre Augusto Severo

Abertura da Exposição Augusto Severo: "Pioneiro e Mártir da Aviação" será nesta quinta, 28/07, às 20h, na Galeria de Artes Newton Navarro, na Fundação José Augusto
Antes da vocação para a Medicina, o conceituado médico radiologista, Olímpio Maciel, 63, já nutria desde menino outra paixão: a pessoa de Augusto Severo e seu interesse e feitos na história da aviação. Sendo assim, o próximo tema a ser explorado no projeto Privado é Público é "Augusto Severo - Pioneiro e Mártir da Aviação", que conta como acervo de Olímpio Maciel, cuja abertura será nesta quinta-feira e a visitação poderá ser feita até o dia 15 de agosto.
Na ocasião serão lançados dois livros pelo Instituto Pro-Memória de Macaíba e Editora Sarau das Letras: a 3ª Edição de Começo de Caminho: o áspero amor, do escritor macaibense Renard Peres e a 2ª Edição do livro Vida e Apostolado de Dom Joaquim Antonio de Almeida, do escritor Antonio Fagundes, que assinala o centenário de posse como primeiro bispo da Diocese do Rio Grande do Norte.
 Olímpio Maciel fundou há nove anos o Instituto José Maciel, em Macaíba, sua terra natal, que tem por objetivo preservar a memória histórica da cidade e de seus ilustres nomes, como é o caso de Augusto Severo. Na exposição do Projeto Privado é Público "Augusto Severo - Pioneiro e Mártir da Aviação", os visitantes poderão conhecer um pouco mais dos interesses de Augusto Severo, muito conhecido pela atividade política, mas que também era um grande inventor e cientista, inclusive no que diz respeito às tentativas e conquistas do homem nos ares. Olímpio Maciel dispõe à visitação no Privado é Público de objetos que pertenceram ao "Pioneiro e Mártir da Aviação”,  como livros, quadros, mobiliário e fotografias, dentre outros documentos históricos.
Olímpio Maciel formou-se em Medicina na UFRN, fez pós-graduação em Radiologia pela PUC-RJ, faz parte da Direção do Instituto de Radiologia de Natal, é médico do Ministério da Previdência Social; professor do Departamento de Medicina Clínica da UFRN; membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, da Associação Médica do Rio Grande do Norte, da Associação Médica Brasileira, assim como também é membro do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e membro da Academia Macaibense de Letras. Também é Curador do Memorial de Medicina do Rio Grande do Norte e ganhador de Medalhas como: "Augusto Tavares de Lira"; Mérito Alberto Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário