quinta-feira, 14 de julho de 2011

Embaixatriz da Letônia faz visita de cortesia ao TAM


A embaixatriz da Letônia, Esmeralda Bertule conheceu hoje pela manhã o Teatro Alberto Maranhão, e foi recebida pela diretora do TAM, Dione Caldas, o diretor da ORSN, Francisco Marinho e o artista plástico, César Revoredo. Bertule ficou encantada com a arquitetura do prédio que abriga há mais de 100 anos as artes do Estado. A embaixatriz está acompanhando o marido, Artis Bertulis, embaixador daquele país, em visita oficial à governadora Rosalba Ciarlini. A visita ao TAM está inserida no interesse de estreitamento de relações entre o Brasil e a Letônia, particularmente no Rio Grande do Norte, onde podem ocorrer parcerias em negócios, educação e cultura. De acordo com informações da FIERN – que está ciceroneando a visita, ambos querem trazer também para o Brasil o Primeiro ministro da Letônia, e o Rio Grande do Norte está incluído nessa agenda. O casal permanece em solo brasileiro até o dia 20, de onde parte rumo a Lisboa.
Dione Caldas guiou a ambaixatriz pelas dependências do TAM e aproveitou para explicar sobre o funcionamento do Teatro. Falou da filosofia de ser um espaço aberto a profissionais e amadores, como forma de estimular e mostrar a produção do Estado, de maneira acessível a todos. Na comitiva estava o Coordenador da OSRN, Francisco Marinho – que falou sobre as tradições do Seridó como as fanfarras, as valsas e dobrados e da necessidade de uma maior assistência àquelas pessoas que produzem cultura mesmo sem dispor de maiores recursos e ainda ressaltou a importância de se dar oportunidade para que haja o fomento dessas manifestações. Por sua vez, a embaixatriz também relatou experiências e falou de práticas na Letônia, que utilizam o sistema de educação para ensinar música e valorizar a cultura por meio da formação de grupos amadores. Segundo ela, no seu país, existem grupos de professores que ensinam a quaisquer pessoas interessadas para que tenham na música oportunidade de crescimento. “A música também é utilizada na educação infantil e existe uma escola que seleciona crianças com potencial e as integra em regime de internato para que tenham acesso ao canto coral e à orquestra. O governo também promove dois festivais a cada cinco anos, um para apresentações de crianças e outro, de adultos. Lá também existe bandas sinfônicas e corais. Esmeralda Bertule disse ainda que a ideia é fazer um intercâmbio de experiências com outros países e pretende difundir no Brasil as ações que deram certo em seu país. Com entusiasmo, Esmeralda Bertule que também é pianista presenteou Dione Caldas com um DVD de músicos profissionais e um catálogo com os artistas mais conceituados do seu país e da Europa. Trouxe ainda um CD de um grupo vocal que canta músicas a capela e também acompanhado de percussão. A secretária Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), Isaura Rosado – representada por Dione Caldas, presenteou a embaixatriz com publicações realizadas pela FJA.
A Letonia é um país do Leste Europeu conhecido por ter grandes intérpretes e compositores de música erudita e vários cantores de ópera, além dos seus coros, premiados internacionalmente. Ex-república da União Soviética, a Letônia conquistou a independência em 1990 e hoje busca novos parceiros para expansão de negócios.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário