terça-feira, 19 de julho de 2011

Lançamento oficial do Agosto da Alegria

Fotos: Demis Roussos/Governo do Estado


O Teatro Alberto Maranhão abriu suas portas ontem pela manhã para abrigar o lançamento oficial do programa Agosto da Alegria que vai inserir na história do Rio Grande do Norte uma das maiores celebrações da cultura popular que já se ouviu falar. Serão mais de 30 dias de eventos culturais, apresentações, shows, exposições, oficinas, feiras de artesanato, gastronomia, dança, artes visuais, artes plásticas e, claro, manifestações folclóricas por vários pontos da cidade. A partir do dia 5 de agosto até 7 de setembro Natal virará a capital nacional do folclore.

Durante a apresentação para a imprensa, parceiros do projeto, secretarias de Governo e convidados, a secretária Extraordinária de Cultura do RN e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), Isaura Rosado, informou que serão mais de 400 apresentações, distribuídas durante todos esses 30 dias, dos 160 grupos participam cerca de 18 mil pessoas, serão 10 estados participantes e a expectativa de público para todos os eventos é de 100 mil pessoas. "Essa ação que o Governo do Estado está plantando hoje está presente nas estatísticas do IBGE. O RN é o terceiro dos 27 estados brasileiros quando se trata de ter no seu fazer cotidiano manifestações populares. Em mais de 70% dos municípios identifica-se algum tipo de manifestação folclórica", disse. A governadora Rosalba Ciarlini, na ocasião de sua fala, exaltou a necessidade de o Estado valorizar suas manifestações mais genuínas, aquelas que vêm do povo: "Vamos mostrar a força da nossa cultura. O Agosto da Alegria vai estudar, celebrar, valorizar e enaltecer o que já existe de folclore no nosso Estado. Nossa prentensão é que a cada ano esse evento vá se agigantando e se transforme numa referência nacional e internacional".

O Agosto da Alegria é uma ação conjunta do Governo do Estado, envolvendo Secretarias da Administração Direta e Indireta, além de parceiros como universidades públicas e privadas, Sebrae, Banco do Nordeste do Brasil, Sesc, Funcarte, dentre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário