domingo, 24 de julho de 2011

Isaura Rosado participa de abertura do Festival de Folclore de Olímpia

Equipe que está em Olímpia levando a cultura popular do RN



A abertura oficial do 47° Festival do Folclore de Olímpia, cidade do estado de São Paulo, foi neste sábado, 23 de julho. Representando o Governo do Estado, participou da abertura a secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), Isaura Rosado. Sua presença teve um motivo muito especial: o estado do Rio Grande do Norte será o grande homenageado do Festival de Folclores daquela cidade até o próximo dia 31 de julho. É a primeira vez, inclusive, que ocorre esse tipo de homenagem, extendida para todo um Estado brasileiro. O tema deste ano será "A Diversidade do Folclore Potiguar", prova inelutável de que o RN tem uma tradição folclórica intensa e merecedora de destaque em todo o Brasil.

Dos 94 mil metros quadrados da área construída especialmente para ocorrer o Festival, chamado de Recinto de Atividades Folclóricas Professor José Sant´anna, 610 metros quadrados estão disponíveis exclusivamente para o Rio Grande do Norte, no pavilhão cultural e artístico que esse ano ganha o nome "Pavilhão do RN Luís da Câmara Cascudo". Nele, se concentram todas as atividades que o RN está levando para o Festival de Olímpia através de vários grupos folclóricos.

Não foi à toa que o Rio Grande do Norte conseguiu esse espaço privilegiado num dos maiores festivais que homenageiam a cultura popular no Brasil. De acordo com Séphora Bezerra, uma das coordenadoras da Caravana RN Rumo à Olímpia, há vários anos grupos folclóricos potiguares têm se apresentado no Festival de Folclore de Olímpia. O Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante, por exemplo, está indo pelo quinto ano consecutivo. E foi a partir dessa vivência e participação no Festival que, ano passado, na conferência de encerramento, Séphora Bezerra defendeu o tema acima citado e no dia seguinte, a Comissão Organizadora do Festival de Olímpia, acatou a sugestão e definiu que este ano o Rio Grande do Norte estaria nos holofotes das discussões folclóricas daquele evento.

Como Séphora Bezerra também é membro da Comissão Estadual de Folclore ela achou por bem que a Comissão defendesse que, ao invés de apenas um grupo folclórico representar o Rio Grande do Norte, como era feito nos anos anteriores, fosse levado para Olímpia em 2011 toda a cultura da terra do folclorista Luís da Câmara Cascudo, através de diversos grupos e manifestações folclóricas. E assim, mais uma vez foi acatada a sugestão mudando assim, a própria linguagem do Festival Nacional de Folclore de Olímpia. "A frase de um dos professores daquela cidade, Tiago Pessoa, define bem o que isso representa: "Olímpia veste as cores potiguares para receber o Brasil", comemora Séphora Bezerra, lembrando também que, pela primeira vez, a Missa Folclórica será celebrada por um clérigo de fora de São Paulo, contando com a participação do padre Antônio Murilo de Paiva, capelão dos Mártires de Uruaçu.

Isaura Rosado no Pavilhão do RN em Olímpia SP


O Governo do Estado entra como parceiro dessa grande celebração do folclore potiguar em São Paulo oferecendo toda a infra-estrutura do "Pavilhão do RN Luís da Câmara Cascudo". De acordo com informações de Séphora Bezerra, a primeira Secretaria a se engajar nesse projeto da Caravana foi a de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), que enviará no próximo dia 18 de julho o Caminhão do Programa de Artesanato do Rio Grande do Norte, no qual constam peças representativas de 900 artesão de todo o Estado. "Além disso, o Governo do Estado nos deu 15 mil catálogos com informações sobre a cultura do RN para distribuirmos em Olímpia", afirmou a pesquisadora e coordenadora da Caravana. Desde maio deste ano a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) também está apoiando a Caravana RN, através do patrocínio de passagens para que a Comissão Organizadora do evento viajasse até Olímpia (SP), além de oferecer também exposições fotográficas de artesanatos, exposição do Memorial Câmara Cascudo e também envio de publicações da FJA durante o evento. Na opinião da secretária Extraordinária de Cultura do RN e FJA, Isaura Rosado, o Rio Grande do Norte ser o centro das discussões do Festival de Folclore de Olímpia é "um reconhecimento ao Estado, aos nossos folcloristas e brincantes". "E esse reconhecimento também está sendo feito pela governadora Rosalba Ciarilini na ocasião do Agosto da Alegria que vai movimentar o Estado durante mais de 30 dias, a partir de agosto. O Governo do RN entende que fazer o laço cultural com o turismo vai significar impulso econômico para o Estado", disse Rosado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário