sexta-feira, 15 de abril de 2011

Secretaria de Cultura lança edital para publicação de livros em 2012

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Secretaria Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto publicou, no último dia 12 de abril o Edital N. 002 Cultura Publicações. O documento ficou aberto até o dia 8 de abril para sugestões e recebeu propostas de varios setores da sociedade. A expectativa é publicar, no próximo ano, 30 títulos que farão parte da Coleção Cultura Potiguar. As inscrições para o certame começam no dia 3 de maio e seguem até o dia 3 de setembro.

Os critérios para a seleção incluem obras que contribuam para o registro histórico das origens potiguares e também para o desenvolvimento de novas linguagens culturais. A Secretaria pretende publicar, além de livros, cordéis, ensaios antropológicos, inéditos de autores consagrados e até quadrinhos.


Para selecionar os livros que serão publicados, a Secretaria já recebeu da UFRN, Conselho de Cultura, editoras e de outras entidades representativas sugestões para integrar o Conselho Editorial que fará a seleção das obras a partir de critérios pré-estabelecidos no edital. Cada um dos 30 títulos a serem publicados terá tiragem de 500 exemplares. Destes, 200 ficarão com os autores e o restante encaminhado para bibliotecas nacionais, à mídia especializada, ao governo e à reserva técnica da Gráfica Manimbu.


Outra novidade é que os autores estreantes terão espaço reservado para essa coleção. Um dos objetivos deste edital é atuar diretamente no fomento e na formação de escritores e leitores. “É mais uma ação do Governo para apoiar e difundir a cultura potiguar através da literatura”, destaca a secretária extraordinária de cultura, Isaura Rosado.


Neste Edital a Secretaria de cultura homenageia o professor Henrique Castriciano. Poeta, intelectual e escritor, Castriciano foi vice-governador do Rio Grande do Norte e fundador da Escola Doméstica de Natal. Em 1906 ele criou uma lei que determinou ao estado a publicação de livros de autores potiguares. 

O edital está disponível aqui

Um comentário:

  1. Excelente medida. Parabenizo à dinâmica, talentosa, criativa e grande gestora pública potiguar Isaura Rosado, sempre revolucionando as instituições administradas eficientimente por ela com resultados positivos para a cultura e a ciência do estado do RN. Parabéns!

    ResponderExcluir