segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pinacoteca do Estado recebe exposições e workshop de fotógrafos de renome nacional


Ecos Híbridos” e “Ser-Tão Seridó” trazem distintas percepções, discursos e particularidades visuais de cada fotógrafo 


Durante o período de 21 de maio a 21 de junho a Pinacoteca do Estado será palco da exposição “Ecos Híbridos”, que reúne os trabalhos de fotógrafos de renome nacional; tais como Eustáquio Neves (MG), Pedro David (MG) e Alexandre Pereira (PA); e da exposição “Ser-tão-Seridó”, de Paula Geórgia Fernandes. A curadoria da mostra coletiva é da pesquisadora doutora em antropologia Geórgia Quintas [PE] e nasceu com objetivo de estender a visitação de obras produzidas em Festivais de Fotografia para outras cidades, propagando assim a produção fotográfica.

Amanhã (21), no dia da abertura do evento, haverá um coquetel e a palestra com o fotógrafo Alexandre Sequeira [PA], que abordará o seu poético-antropológico intitulado "Nazaré de Mocajuba". A programação contará ainda com um workshop de Fotografia com Sequeira durante os dias 21 e 22 de maio, das 14h30 às 17h30. O objetivo do curso é analisar propostas artísticas a fim de compreender a fotografia para além de sua avaliação formal ou técnica, e, as as inscrições estão sendo feitas através do Duas Estúdio.


As imagens de Alexandre Sequeira foram resultado do período em que decidiu se mudar para Nazaré de Mocajuba, em 2004, para trabalhar como fotógrafo oficial da vila. Durante dois anos o fotógrafo participou do cotidiano do povoado fotografando os moradores e permutou tecidos antigos utilizados na casa por outros mais novos. Na superfície destes tecidos, Alexandre passou a reproduzir a imagem do dono em tamanho real.    

Já o trabalho de Eustáquio Neves consiste em duas séries diferentes, mas que em determinado ponto discutem o mesmo assunto: a exploração do corpo humano. A primeira série, "Objetivação do Corpo", trata da exploração do corpo pelas mídias. A segunda, "Boa Aparência", trata da exploração do corpo pela força do trabalho, o qual remete aos classificados de ofertas de empregos com textos que incluíam a frase "Boa Aparência".

Por último, o ensaio "Homem Pedra" de Pedro David, apesar da certeza de que suas paisagens foram capturadas no sertão pernambucano, as escolhas estéticas do fotógrafo reduzem a possibilidade de percebermos a objetividade do documento temporal que cerca os símbolos tão característicos dos “sertões”.


Ser-Tão Seridó


No mesmo período da exposição “Ecos Híbridos”, o andar térreo da Pinacoteca do Estado irá receber o ensaio da fotógrafa potiguar Paula Geórgia Fernandes, intitulado “Ser-Tão Seridó”. Neste trabalho, o testemunho fotográfico apresentado é sobre o homem, tendo a paisagem apenas como pano de fundo.  


 Ser Tão Seridó – Paula Georgia Fernandes



A montagem da exposição individual, tal como a exposição “Eco Híbridos” foi produzida pelo Instituto Anima em parceria com a Imagem Brasil;  Zoon fotografia e o Duas Estúdio com apoio do Sebrae/RN; da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Agusto, Fecomércio e patrocínio do Sesc e do Deputado Fernando Mineiro.





 
O que: Exposição Ecos Híbridos e Ser-Tão Seridó
Onde: Pinacoteca do Estado
Quando: de 21 de maio a 21 de junho
Horário da Abertura e Palestra: 19h

O que: Workshop com Alexandre Sequeira
Quando: 21 e 22 de maio
Onde: Pinacoteca do Estado
Vagas: 30
Investimento: 80,00
Inscrição: Duas Estúdio [9982 7193 ou 9664 8789/ www.duasestudio.com ]
Horário: 14h30 às 17h30
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário