quinta-feira, 25 de abril de 2013

COMISSÃO VAI COORDENAR RESTAURAÇÃO E GESTÃO DA FORTELEZA DOS REIS MAGOS

Na manhã dessa quarta-feira, 24, a secretaria extraordinária da Cultura, Isaura Rosado, juntamente com Diógenes da Cunha Lima, Iaperi Araújo e Ormuz Simonetti (representando Valério Mesquita), receberam a imprensa, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, para falar sobre a comissão a ser criada e coordenada pela Secretaria Estadual de Cultura, com a participação de várias instituições culturais e do Ministério Público, que irá coordenar o projeto de restauração e modernização da Fortaleza dos Reis Magos.  Segundo a secretária de Cultura, Isaura Rosado, "caberá à comissão propor, encaminhar e acompanhar todas as ações referentes à execução do projeto, de forma democrática e transparente, com a participação do poder público e convidados".

A comissão terá representantes da Fundação José Augusto, Procuradoria, Ministério Público (promotor João Batista Machado Barbosa), Academia Norte-Riograndense de Letras (Diógenes da Cunha Lima) e Conselho Estadual de Cultura (Iaperi Araújo). Também foram convidados a participar o IPHAN/RN, a Fundação Capitania das Artes (Prefeitura do Natal) e o Patrimônio da União.

Compartilhamento

O compartilhamento da gestão entre o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foi tema de reunião realizada na semana passada (dia 18), no Ministério da Cultura, em Brasília, entre a ministra Marta Suplicy, a governadora Rosalba Ciarlini, a secretária estadual de Cultura, Isaura Rosado, e a presidente do IPHAN, Jurema Camargo.

Na reunião, a governadora disse à ministra que tinha sido surpreendida com o noticiário sobre a transferência da gestão exclusivamente para o IPHAN, destacando que não houve comunicação prévia ao Governo. Fato que gerou uma polêmica desnecessária. Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, "o Ministério e o IPHAN deixaram claro que o processo não é de exclusão, mas, sim, de cooperação e de gestão compartilhada". 

A ministra Marta Suplicy confirmou a liberação, em 30 dias, de R$ 8 milhões do PAC das Cidades Históricas para obras de reforma na Fortaleza dos Reis Magos. Os recursos sairão antes mesmo da emenda parlamentar que destina R$ 19,7 milhões Orçamento Federal aos museus do Rio Grande do Norte. Essa antecipação já garante a restauração do Forte para a Copa do Mundo de 2014.

Projetos em elaboração

Os projetos do Governo do Estado para o Forte incluem o de restauração, sob responsabilidade do arquiteto Haroldo Maranhão, e o da museografia,  pela empresa Paluana, responsável por projetos como o do Lajedo de Soledade (Apodi), entre outros apoiados pela Petrobras, e parceira de instituições como a FIFA e a BBC britânica. E o de gestão através da qualificação de uma organização social. 

Os projetos, que serão apresentados em breve, incluem a restauração da Fortaleza; elaboração de nova expografia; unidade de acolhimento aos turistas; e novo modelo de gestão, a ser desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas RJ, que já apresentou proposta à FJA.

"A modernização da gestão é um dos itens mais importantes do projeto de reforma que estamos estudando. A FGV tem grande experiência nessa área, com trabalhos em museus de São Paulo e do Rio de Janeiro. A ideia em discussão é a qualificação de Organizações Sociais para administrar os museus, como já ocorre em vários estados brasileiros", explicou a secretária de Cultura Isaura Rosado.

Esse modelo de gestão de equipamentos culturais já está em voga em SP e MG, e em breve será instalado no RJ. Para isso, o Estado encomendou à Fundação Getúlio Vargas estudos de viabilidade e modelo de gestão, além da qualificação das entidades que poderão concorrer ao edital público para gerir os museus, teatros, parques. Esse é a proposta que o governo do RN defende. 

A presidente Nacional do IPHAN, Jurema Machado, deverá vir a Natal no início do mês de maio para discutir a parceria entre o Governo Federal e o Estadual. Jurema já recebeu convite da Fundação Jose Augusto para participar da Semana dos Museus. A secretária Isaura Rosado considera a parceria com o IPHAN importante. Ela destacou que já fez uma visita oficial ao chefe do escritório local e espera que ela tenha desdobramentos.  "A Fortaleza não é o único próprio do Governo Federal que o Governo do Estado administra sozinho. Essa parceria no caso da Fortaleza precisa ser ampliada para outros espaços culturais do Rio Grande do Norte que precisam de recursos federais", afirmou Isaura.

Fotos: Anchieta Xavier




Nenhum comentário:

Postar um comentário