terça-feira, 31 de julho de 2012

Agosto da Alegria 2012 no Forraço

A final do Forraço e Saideira Junina, da InterTV Cabugi, que ocorreu na sexta passada, 27 de julho, aglutinou esse ano a abertura da programação musical do Programa Agosto da Alegria 2012 - É Festa para Deífilo, com show de Dorgival Dantas e os finalistas do Festival desse ano, que ocorreu no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, na sexta-feira, 27 de julho. O Agosto da Alegria 2012 - É Festa para Deífilo contará durante todo o mês de agosto e início de setembro com dezenas de apresentações musicais, além de dança, folclore, teatro, cinema, dentre outras atividades.

Ritmos da música regional como forró, xote, baião fazem parte da riqueza apresentada durante o Forraço, ao longo de sua trajetória que já conta com dez anos. Os três primeiros anos do Forraço ocorreram no interior do Estado e, há sete anos o evento se firmou na capital potiguar, tornando-se um dos maiores festivais de música regional do
Estado.

Mais de duas mil inscrições foram feitas no Forraço e uma média de cem melodias editadas em discos e lançadas no mundo da música. Grandes nomes da canção regional que hoje brilham no cenário potiguar foram revelados ou já passaram pelo Festival.




Foto: Anchieta Xavier

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Lançamento do Agosto da Alegria 2012 É Festa para Deífilo

O Agosto da Alegria 2012 - "É Festa para Deífilo" foi lançado na manhã do dia 30 de julho, durante coletiva de imprensa no Restaurante Mangai. Programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura e participação de diversas outras Secretarias de Estado, além de parceiros, o Agosto da Alegria 2012 terá abertura oficial no próximo dia 8 de agosto e terá duração até o dia 2 de setembro.

Durante a apresentação, imprensa, representantes do trade turístico, secretários estaduais e entidades parceiras, conheceram a campanha publicitária do programa, bem como as ações e atividades previstas dentro dos 10 eixos temáticos da programação.

Esse ano, o Agosto da Alegria tem como tema "É Festa para Deífilo", em homenagem ao poeta e pesquisador Deífilo Gurgel, falecido em abril deste ano. A programação será realizada em mais de 30 pontos diferentes em Natal e outros municípios. Ao todo, as atividades do programa vão mobilizar 160 grupos culturais, num universo de 18 mil participantes – tanto do próprio Estado, como também de lugares como o Pará, Santa Catarina, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso e Espírito Santo.

Durante o lançamento, a Secretaria Extraordinário de Cultura, Isaura Rosado, lembrou que a cultura popular já faz parte do imaginário e da vivência do povo potiguar: "Não estamos inventando nada. O que estamos fazendo é evidenciar e dar a devida importância para toda a diversidade de manifestações populares e folclóricas. E, com isso, celebrar nossas riquezas culturais, não só para a população local, quanto para o mundo", disse.

O evento contou com a presença do secretário estadual de turismo Renato Fernandes, do presidente da Emprotur Sandro Pacheco, do superintende do Sebrae Zeca Melo, de representantes do SESC, Corpo de Bombeiros e Agência de Fomento do RN, além de ter sido prestigiado por dona Zoraide Gurgel, viúva de Deífilo Gurgel, e de filhos e netos do folclorista.






Fotos: Elisa Elsie/Assecom Governo do RN

Saideira Junina fecha ciclo de festas populares na capital

Para encerrar a programação do ciclo junino na capital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura (Secultrn/FJA), realiza nesta sexta-feira (27), a Saideira Junina, uma celebração da mais pura cultura nordestina na forma de música.  A programação será realizada no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal, e conta com a final do X Encontro Regional de Forró (Forraço) e show de Dorgival Dantas. As apresentações são gratuitas e começam às 19h.

Promovido pela InterTV Cabugi, o Forraço é hoje  o maior festival de música regional do estado. Chegando à sua décima edição, o evento se mantém fiel ao seu objetivo principal, que é promover a música nordestina por meio do estímulo aos novos talentos. Para a finalíssima, foram selecionadas sete músicas da eliminatória de Mossoró, realizada em junho.

A noite conta ainda com a apresentação do cantor Dorgival Dantas, que vai trazer o melhor do forró tradicional. Veterano do cenário musical potiguar, Dorgival tem larga experiência como compositor e produtor de bandas de forró. É reconhecido nacionalmente como uma referência do gênero, com composições gravadas por Calcinha Preta, Alexandre Pires, Waldonys e Roberto Carlos, que cantou uma música sua no especial de fim de ano da TV Globo, em 2009. Em sua carreira autoral, lançou quatro CDs, sendo o mais recente o elogiado Não tem Nada Para se Fazer Aqui.

Serviço
Saideira Junina
Dia: 27/07
Local: Estacionamento do Ginásio Nélio Dias, Zona Norte
Horário: 19h – Final do X Forraço / 21h – Show com Dorgival Dantas

Cia de Dança do TAM é selecioanda no Programa de Cultura do BNDES

A Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão  (Natal-RN), foi aprovada no Edital do Programa de Cultura do Banco do Nordeste BNDES- Edição 2012. O projeto selecionado foi elaborado pelo produtor Igor Fortunato, sob o título Pé No Chão, Mini Circuito De Dança Contemporânea, que levará apresentações e oficinas de dança a diversos municípios no interior do Estado.

 Dentro da proposta do edital, o grupo apresentará como contrapartida três espetáculos em cada cidade e dois dias de oficinas de Dança contemporânea: O Rio Cor de Rosa, do coreógrafo Clébio Oliveira Eu,Vós e Ele, coreografada por Juarez Moniz Solos, Pares e Trios, com Edson Claro, Juarez Moniz, Gustavo  Santos, Gabriela Goges, Wanie Anie Rose, Cosme Gregory, Tomás Quaresma e Clébio Oliveira.

As cidades contempladas pelo projeto serão Santa Cruz Extremos, Bom Jesus, Barra de Maxaranguape e São Miguel do Gostoso e Natal. As datas serão definidas posteriormente.

A Cia de dança do TAM  também esteve nos meses de junho e julho, apoiadas pela Secultrn/FJA, no vigésimo Passo de Arte em Indaiatuba -SP, no qual receberam diversas premiações por suas coreografias participaram como convidados da FENDAFOR em Sobral-CE, com apresentações sob a direção das professores Wanie Rose, Solange Garneiro e Márcia Suene. E, o bailairino Bruno Lucena concluiu, nesse  mesmo período, sua temporada de trinta dias de curso de verão na Harid Conservatory - Flórida.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Secultrn/FJA lança seis novos editais de apoio a cultura popular, circo e cordel


Na manhã desta quinta-feira (12), a governadora Rosalba Ciarlini e a secretária Extraordinária de Cultura do RN, Isaura Rosado, lançaram seis novas linhas de apoio e financiamento para a cultura popular do Rio Grande do Norte.


A solenidade de lançamento foi realizada no auditório do Centro Administrativo e contou com a presença de secretários de Estado, representantes da classe artística e de Mário Sérgio, filho do folclorista Deífilo Gurgel, homenageado deste ano do Festival Agosto da Alegria.


Foram lançados os editais Deífilo Gurgel de Apoio a Cultura Popular, Palhaço Facilita (circo), Chico Traíra (literatura de cordel), Prêmio Iluminar Artes Cênicas, Prêmio Iluminar Artes Visuais, além do Registro do Patrimônio Vivo, que confere pensão vitalícia a mestres da cultura popular.


Todos os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (13) e no endereço www.cultura.rn.gov.br, no link Editais Abertos.


Os editais contemplam as áreas cênicas, arte circense, cultura popular, literatura de cordel e artes visuais. Ao todo, serão selecionados em torno de 160 projetos que envolvem um universo de mil brincantes e um total de investimentos de R$ 600 mil.


Os interessados terão um prazo de 40 dias para inscrições de projetos e a análise dos pleitos ocorrerá em duas etapas: na primeira, será procedido um estudo técnico-jurídico pela Comissão de Licitação da Fundação José Augusto e, posteriormente, análise do mérito, realizada por uma comissão de especialistas designados para o processo.


Todos os editais lançados nesta manhã são chancelados pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC), pleito antigo da classe artística potiguar e que virou realidade na gestão da governadora Rosalba Ciarlini.


Além das novas linhas de apoio e financiamento, a Secult/FJA também promove a cultura popular por meio do Festival Agosto da Alegria, que chega neste ano a 2ª edição e irá movimentar 160 grupos folclóricos e 18 mil participantes em uma programação dividida em 35 pontos em Natal, Cació, Currais Novos, Mossoró, Goianinha e São Gonçalo do Amarante.


Sobre o lançamento dos editais, a governadora Rosalba Ciarlini declarou que o investimento na cultura traz muitos dividendos e reforçou a importância de união de outras secretarias para o sucesso dos editais e projetos.


"Temos que pensar na cultura em conjunto, por exemplo, com as Secretaria de Esporte, Turismo, Saúde, Educação e Justiça e Cidadania. O Fundo de Cultura veio para mostrar a todos o nosso compromisso com os artistas e com o povo. Agosto será o momento de celebrar a cultura popular", disse.


A secretária Isaura Rosado reforçou a importância dos editais lançados nesta quinta-feira e abordou o Fundo Estadual de Cultura e a relevância para o cenário das artes em geral. "Os editais lançados hoje foram reivindicações do ano passados dos grupos e que nós atendemos.


O trabalho iniciado na gestão da governadora Rosalba Ciarlini será mostrado com os gols que faremos em 2014 com a cultura popular. O investimento nessa área não será prejuízo para nenhuma outra manifestação cultural e o Governo do RN vai colocar o Estado no mesmo caminho que Djalma Maranhão colocou anos atrás", disse.

Secultrn/FJA abre inscrições para Curso de Direção de Arte


A Secretaria Extraordinária de Cultura (Secultrn/FJA) abre inscrições para Curso de Direção de Arte em Vídeo.


O curso faz parte da programação do Festival Agosto da Alegria 2012 e será ministrado pela diretora de arte e cenógrafa Vera Hamburger, entre os dias 13 e 17 de agosto, em Natal, em local a ser definido. Estão disponibilizadas 25 vagas. As aulas serão ministradas no horário vespertino, das 14 às 18 horas.


A atividade proporcionará aos participantes o conhecimento do processo de criação e realização de um projeto de direção de arte cinematográfica, suas matérias e ferramentas principais, além da compreensão da abrangência e especificidade do papel do diretor de arte como criador do universo visual de um filme, ao lado do diretor e do diretor de fotografia.


Dentro do cronograma do curso, serão apresentados como estudos de caso os filmes "Não por acaso" de Philippe Barcinscky, "Cafundó", de Clóvis Bueno e Paulo Betti, "Brincando nos campos do Senhor", de Hector Babenco e "Castelo Ratimbum, o filme", de Cao Hamburger A discussão será fundamentada em fotografias de locação, desenhos de projeto, fotografias de construção e de cena, processo de criação e de produção.
 
São pré-requisitos para o curso interesse e vivência prática sobre o trabalho de direção de arte, produção, figurino e cenografia em projetos audiovisuais. Pessoas que já trabalhem no mercado, vídeo-gráfico ou cinematográfico, e estudantes de cinema e comunicação têm prioridade.


A ficha de inscrição deve ser encaminhada até o dia 31 de julho para a Fundação José Augusto no seguinte endereço:Rua Jundiaí, 641, Tirol. CEP: 59020 – 120, Natal-RN.


Sobre a ministrante
Vera Hamburger é diretora de arte e cenógrafa paulista, formada em arquitetura e urbanismo pela USP em 1989. Desde então, desenvolve trabalhos no cinema, teatro ou em filmes publicitários, além de ter atuado também em espetáculos de dança e óperas.


Participou como cenógrafa dos filmes Lamarca (1993), de Sergio Rezende, O menino maluquinho (1994), de Helvécio Ratton, A ostra e o vento (1996) e Carandiru (2002), de Hector Babenco.


Como diretora de arte, trabalhou na série produzida pela HBO Filhos do Carnaval, de Cao Hamburger, e nos filmes Não por acaso (2006), de Philippe Barcinski, Ó paí ó (2006), de Monique Gardenberg, O passado (2006), de Hector Babenco e Salve geral (2009), de Sergio Rezende. 

Secretária de Cultura apresenta projeto do Agosto da Alegria

A secretária extraordinária de Cultura Isaura Rosada apresentou a programação do Agosto da Alegria 2012 aos representantes dos órgãos da administração direita e indireta estadual, em reunião no auditório da Governadoria nesta quinta-feira (5).

Durante a reunião, que contou com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, foi apresentado um balanço da primeira edição do Agosto da Alegria detalhamento da programação desse ano, que começa no dia 8 de agosto e vai até o dia 2 de setembro.  Esse ano, o festival terá como tema "É Festa para Deífilo", em homenagem ao poeta e pesquisador Deífilo Gurgel, falecido em abril deste ano.

Em sua segunda edição, o Agosto da Alegria vai mobilizar 160 grupos folclóricos e 18 mil participantes. A programação será dividida em 35 pontos da capital, além de contar com programações nos municípios de Caicó, Currais Novos, Mossoró, Goianinha e São Gonçalo do Amarante. Serão cerca de 400 eventos divididos entre exposições, mostras de audiovisual, palestras, peças de teatro, grupos folclóricos e parafolclóricos, lançamento de publicações e apresentações musicais de nomes como Martinho da Vila, Tulipa Ruiz e Khrystal.

"A intenção é reforçar o que deu certo no ano passado e aplicar neste ano, dentro das linguagens que já estamos trabalhando", destacou a secretária Isaura Rosado.
A governadora Rosalba Ciarlini ressaltou a importância do festival para a cultura do estado. "O Agosto da Alegria é único no país, não existe outro com essa duração e esse perfil. Trata-se de um grande trabalho de fortalecimento da cultura do nosso estado", afirmou.