segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Maestro encerra temporada apresentando no Anfiteatro do Campus da UFRN

Depois de passar pelas cidades de Pau dos Ferros, Alexandria, Apodi, Mossoró, Açu, Macau, Caicó e Currais Novos, o maestro Arthur Moreira Lima aporta em Natal e Parnamirim nesta semana, trazendo consigo seu concerto "Um Piano pela Estrada", projeto que conta com a aprovação do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura e conta com o patrocínio da Petrobras, Caixa Economica Federal, Thyssenkrupp, Poupex e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Foram mais de dez apresentações de Um Piano pela Estrada, projeto criado, produzido e empresariado pelo artista que inovou com a ideia de levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultural, por meio do projeto. De acordo com divulgação, o ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado etc.

Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que inclui afinador exclusivo, engenheiro de som e outros. Tal providência é fundamental, mesmo com a sofisticada suspensão do veículo, por causa das condições das estradas brasileiras.

O concerto tem cerca de 1h30min de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.

Crédito das fotos: Carlos Gustavo Kersten

Nenhum comentário:

Postar um comentário