sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Oficinas de orientação do MinC e da Funarte Nordeste reuniram produtores e artistas locais, no TCP

Objetivo foi expor aos produtores e artistas do Estado os trabalhos que serão realizados no ano de 2013, com ênfase nos editais

Produtores e artistas de todo o estado participaram nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22 de fevereiro, das oficinas, oferecidas pela Secretaria Extraordinária de Cultura (Secultrn/FJA) juntamente o Ministério da Cultura (MinC), por meio de sua Representação Regional Nordeste, e a Funarte Nordeste. Na ocasião foram apresentados os editais para criadores e produtores negros, além de esclarecimentos sobre as condições gerais, requisitos, documentação e demais procedimentos para inscrição de projetos nos editais citados. As atividades aconteceram no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel – TCP.

A programação do primeiro dia, que contou com a presença de Graça Lucas, da Assessoria Técnica da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), foi voltada para apresentação de cinco editais direcionados aos realizadores negros. Os editais somam R$ 9 milhões, que serão distribuídos entre os segmentos de audiovisual, artes, literatura e pesquisa acadêmica. 

O ministrante da oficina, Nilton Valença, ressaltou a importância dos editais voltados aos produtores e criadores negros e a necessidade de se estabelecer um novo paradigma com maior participação de jovens negros. “Os editais foram criados dentro de uma política de reparação. O objetivo é que esses processos seletivos possam proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidades de acesso a condições e meios de produção artística”, afirmou. Os participantes também foram auxiliados a acompanhar o trâmite do projeto durante as etapas do edital.

Já no segundo dia, foi promovida uma reunião entre a Funarte Nordeste, representada por Reinaldo Freire, e os artistas e gestores culturais do estado. Na oportunidade foram apresentadas as ações para 2013, tais quais editais, atividades culturais, projetos, cursos, entre outros.

O prazo de inscrição dos editais é 25 de março de 2013, exceto o de Livros de Autores Negros, que é 30 de abril. Estão envolvidos nesse trabalho a Secretaria do Audiovisual do MinC e as instituições vinculadas ao ministério – Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Fundação Nacional de Artes (Funarte),  em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República. Mais informações estão disponíveis no site do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br).

Fotos: Anchieta Xavier 








Nenhum comentário:

Postar um comentário