sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bráulio Tavares será próxima atração do Seis & Meia no TAM, dia 22


O compositor, letrista e escritor, Bráulio Tavares, será a próxima atração do projeto Seis & Meia na edição de novembro, que será na terça, 22, no Teatro Alberto Maranhão, a partir das 18h30, com Simona Talma e Luiz Gadelha, como atrações locais. Na quarta-feira, ele se apresentará no Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró.

O trabalho musical de Tavares é companhia cativa de diversos nomes da MPB. De acordo com o Dicionário Cravo Albim, em 1980, Elba Ramalho gravou de sua autoria a cançaõ: "Caldeirão dos signos" no LP "Capim do vale". O cantor Tadeu Mathias, em 1983 gravou "Anotações para um adeus" e ainda "Última estação", esta, parceria de ambos. Parceiro musical de Lenine, em 1998 eles compuseram o samba-enredo "Pirâmide" do famoso bloco carnavalesco Suvaco de Cristo. Ainda segundo o Cravo Albim, Bráulio

Em 1990 sua composição "Meu nome é Trupizupe", ganhou o festival "VIII FAMPOP" da cidade de Avaré, em São Paulo. No mesmo festival, o parceiro Lenine classificou-se em terceiro lugar com a música "Virou areia", parceria de ambos. Neste mesmo ano foi lançando o disco homônimo do evento, no qual interpretou a composição vencedora e Lenine interpretou "Virou areia".

Em 1993, Lenine participou do disco do grupo Batacotô, no qual interpretou "Virou areia", uma parceria de ambos. No ano seguinte, a cantora americana Dionne Warwick interpretou "Virou areia", desta vez com a letra vertida para o inglês pela própria cantora. Nesse mesmo ano de 1994 Lenine interpretou várias parcerias de ambos, entre elas, "Acredite ou não", "Miragem do porto", "O que é bonito", "Caribenha nação", "Tuaregue e nagô" e ainda "Mais além", esta última, parceria de Bráulio Tavares, Lenine Lula Queiroga e Ivan Santos, todas gravadas no CD "Olho de peixe", de Lenine e Marcos Suzano, lançado pela gravadora Velas.

No ano seguinte, em 1995, Fátima Guedes gravou "O dia em que faremos contato" (c/ Lenine) no CD "Grande tempo". Dois anos depois, Lenine lançou o CD "O dia em que faremos contato", no qual além da faixa-título, incluiu "Bundalelê" e "O marco marciano", todas, parcerias com Bráulio Tavares. Nesse mesmo ano, Virginia Rosa, no CD "Batuque", incluiu duas composições suas em parcerias com Lenine: "Miragem do porto" e "Rita". No ano seguinte, Elba Ramalho incluiu "Lavadeira do rio", parceria com Lenine, no disco "Flor da Paraíba".

No ano de 1999, sua composição "Na pressão", parceria com Lenine e Sergio Natureza, deu título ao disco de Lenine. Ainda nesse disco foi incluída "Eu sou meu guia" (c/ Lenine).
No ano de 2001 sua composição "Miragem do porto" (c/ Lenine) foi incluída na trilha sonora do filme "Caramurú - A invenção do Brasil", de Guel Arraes.

Em 2002, pela gravadora BMG, Lenine lançou o CD "Falange canibal", disco no qual interpretou "Sonhei" (Lenine, Ivan Santos e Bráulio Tavares), "Umbigo" (Lenine e Bráulio Tavares)), faixa que contou com as participações da cantora americana Ani Di Franco e do pianista Eumir Deodato. Neste disco também foi incluída a música "Lavadeira do rio", interpretada pelo grupo Skank, Velha Guarda da Mangueira e Lenine. Ainda neste ano, Jorge Vercilo, no disco "Elo", incluiu "Olhos de nunca mais", esta, só de autoria de Bráulio Tavares.

No ano de 2004 Lenine apresentou-se no "Projeto Carte Blanche", na casa de show Cité de La Musique, em Paris. No reperório do show, gravado e que que gerou o primeiro CD ao vivo de Lenine, assim como o primeiro DVD, foram incluídas composições inéditas e releitura de outras músicas de vários discos anteriores, entre elas, "Caribenha nação", "Tuareg e nagô", "O marco marciano" e "Virou areia", todas parceria de Lenine e Bráulio Tavares.

Em 2007 escreveu e publicou "O ABC de Ariano Suassuna", lançado pela Editora José Olympio, lançado no Sesc Flamengo, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano também trabalhou como roteirista do seriado "A pedra do reino", com direção de Luiz Fernando Carvalho, baseada na obra "Romance d'a Pedra do Reino", do pernambucano Ariano Suassuna. Entre seus parceiros destacam-se Fuba (Flávio Eduardo) em "Temporal" e "A volta dos trovões"; Antônio Nóbrega, com quem tem várias parcerias lançadas em discos de Antônio Nóbrega e ainda Lenine, seu mais constante parceiro.

Tem cerca de 60 composições gravadas por vários artistas da MPB, entre eles MPB4 e internacionais como a cantora norte-americana Dionne Warwick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário