Por Márcio de Lima Dantas
Professor Depto. Letras/UFRN
A região do Seridó destacou-se do resto do estado por deter uma cultura que se afirma, por vezes, até de se identificar um dos seus habitantes, não somente por seus traços étnicos, mas por uma configuração fenotípica distinta das demais regiões.
Um dos aspectos mais interessantes do livro é o detalhamento dos materiais encontrados nas construções. Do alicerce ao telhado, a casa paulatinamente toma a forma de determinada maneira de habitar, apontando cada função do elemento envolvido, quer seja funcional ou estético. Referindo-se, por meio de um método comparativo, entre a casa-grande de fazenda e a casa urbana, o autor desvela as formas de representar, de interagir com os habitantes da região, de sentir, e enfim, de como tirar proveito das matérias propícias à construções proporcionadoras do conforto possível.
Eis a grande contribuição do livro aos estudos concernentes ao Rio Grande do Norte: desconstruir a arquitetura e explicá-la através dos procedimentos que a regem e a torna distinta do modo como se habita em outras regiões.
SERVIÇO:
Lançamento do livro A Arquitetura Tradicional de Acari no século XIX (Coleção Cultura Potiguar, nº 37/FJA) – 28 de agosto, a partir das 15h30, Pinacoteca do Estado.
Agosto da Alegria 2013 - Programação completa no site www.cultura.rn.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário