terça-feira, 25 de setembro de 2012

EDTAM abre inscrições para o processo seletivo de bailarinos para 2013

A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), abrem as inscrições para o ingresso na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, de 01 a 31 de outubro, para o ano de 2013. Para se inscrever, basta o aluno interessado se dirigir até a EDTAM, portando um documento de identificação, para comprovar o nome e a data de nascimento, e uma taxa de R$5.

Nos 27 anos de existência da Escola de Dança de Teatro Alberto Maranhão já passaram cerca de 8.000 mil alunos pelas salas de aula da escola. Atualmente a EDTAM possui 550 alunos divididos em 31 turmas distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Além de ter se destacado no decorrer dos anos não só no RN, como no país, com alunos contemplados com bolsas de estudo internacionais, participação dos grupos em grandes festivais, como o de Festival Internacional de Dança de Joinvile/SC. Inclusive, no período de 26 a 30 de setembro, 04 alunos (três do Grupo Juvenil e um do Grupo Clássico) da Escola viajarão para Santos/SP para participar da seletiva para o Youth America Grand Prix, no qual cerca de 200 bailarinos do país inteiro disputam 40 vagas.

"Esperamos para 2013 que muitos alunos tenham a oportunidade de mostrar o seu trabalho, pois temos talentos de sobra na escola.", destaca Solange Gameiro, responsável pela Edtam. E para dar oportunidade a todas as classes sociais, "os alunos carentes, aqueles que realmente não podem contribuir, é dada uma bolsa, eles não pagam a mensalidade", completa Solange.

Desde 1986 a EDTAM encerra o ano letivo com um espetáculo, que esse ano será a montagem "Giselle" e acontecerá de 22 a 25 de novembro de 2012, para que todas as crianças da escola participem e que, dessa foram, possam demonstrar para seus familiares e amigos o que foi aprendido durante o ano. A Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão tem como proposta atender a uma faixa da população que não tem condições financeiras para pagar uma academia de dança. Além disso, a EDTAM prega a disciplina do amor próprio, ensinado aos seus alunos que o corpo é o nosso maior bem.

Processo seletivo EDTAM 2013:Inscrições: 01 a 31 de outubro
Local: Prédio da EDTAM - Rua Chile, 106. Ribeira.
Informações: 84 3232 9726.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Concerto da Independência da OSRN contará com a participação das Forças Armadas

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realizará o seu concerto oficial do mês de setembro da temporada de 2012, em homenagem ao mês da Independência, no Teatro Alberto Maranhão, amanhã, 25/09. A apresentação terá início às 20h, com entrada gratuita, trazendo à frente da Orquestra o seu novo regente, o renomado maestro Linus Lerner, e participação das Bandas das Forças Armadas. E, no dia 26/08, às 15h, Linus fará o concerto didático para as escolas.


Nesse concerto especial da Independência, a OSRN terá na primeira parte a participação de músicos das Bandas das Forças Armadas: da Marinha, sob a regência de André Carvalho do Exército, com o 2º Tenente Ruben de Oliveira da Aeronáutica, com o regente Francisco Alcântara e da Polícia Militar, encerrando, sob a regência do 1º Tenente Dêjair Dantas. O repertório fará uma homenagem ao Brasil e ao Nordeste, no qual cada uma das bandas apresentará duas músicas. Na segunda parte, a OSRN se une, sob a regência de Linus Lerner, completando o belo espetáculo em homenagem à Pátria, com direito a execução do Hino Nacional.


A mais recente aquisição da OSRN e diferencial, atendendo o pleito feito à Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) por seus músicos, é a contratação do maestro gaúcho Dr. Linus Lerner, de vasta experiência internacional, como o novo regente e diretor artístico da Orquestra. Já nomeado, o maestro tomará posse na próxima semana, quando desembarca em Natal, e iniciará suas atividades a frente da Sinfônica, com sua primeira exibição no Concerto Oficial de Setembro.


Doutor em música pela Universidade do Arizona, o maestro intercontinental já fez apresentações nos Estados Unidos, Espanha, República Tcheca, México entre outros países, além do Brasil. Muito aclamado pelos críticos, Lerner é apontado como um dos músicos mais carismáticos atualmente, e conquista também o público com sua energia e entusiasmo no palco.

Durante o concerto estarão sendo vendidos os souvernirs que fazem parte da campanha "OSRN na China". Haverá bonés e camisetas sendo vendidos e o dinheiro arrecado será revertido para a viagem no começo do próximo ano, que levará em média 90 pessoas (entre músicos, produção e dançarinos). E para que essa empreitada se concretize, além da venda dos produtos, a OSRN busca parceiros, sejam pessoas físicas ou empresas, para apoiarem nessa importante jornada e, em breve, outras ações serão lançadas dentro da campanha.



 

Agentes de Leitura tem prazo de entrega de documentos dos aprovados prorrogado

A Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) informa aos candidatos aprovados no Programa Agentes de Leitura que, em virtude do período eleitoral, o processo está suspenso, visto que é um projeto social objetivando o acesso à leitura e socialização de comunidades excluídas da sociedade, com baixo índice de desenvolvimento humano e educação básica.

Para tanto, a Secultrn pede que os candidatos organizem os documentos para serem entregues até o dia 26 de setembro, junto ao responsável de cada seu município, no caso de Natal o local é a Fundação José Augusto, setor de Protocolo. Os documentos são:

1.Cópia do documento de identidade com foto. Serão aceitos como documentos de identidade: Carteiras ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores
Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia), na forma da Lei Federal n° 9.503, de 23/09/1997

2.  Cópia do CPF do (a) candidato (a)

3. Cópia do comprovante de endereço

4. Histórico escolar do ensino médio ou Cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio expedido por Entidade reconhecida pelo MEC ou Declaração de Matrícula no último ano do Ensino Médio

5. Comprovação de regularidade com as Fazendas Municipal, Estadual e Federal. Sendo a certidão municipal requerida na Secretaria de Tributação do Município de Origem e as Certidões Federal e Estadual impressas à partir dos sítios virtuais:  www.receita.fazenda.gov.br  e www.set.rn.gov.br

6. Cópia autenticada do Certificado de Reservista ou Dispensa de Incorporação, em caso de candidato do sexo masculino

7. Comprovação de Cadastro no PIS/PASEP

8. Duas fotos 3X4.

9. Cópia do cartão com os dados bancários que são o nome do Agente de Leitura, número da Conta Corrente e da Agência, preferencialmente do Banco do Brasil.

Importante ressaltar que o candidato que desistir da vaga deve encaminhar por escrito um comunicado à Comissão Estadual de Acompanhamento do Programa Agentes de Leitura RN /FJA, situada na Rua Jundiaí, 641, Tirol, CEP: 59020-120, Natal-RN.

Com a mudança do calendário, a Secultrn/FJA pretende realizar o curso de formação no mês de novembro, para que em janeiro de 2013 os Agentes de Leitura RN saiam em campo para as atividades. Pedimos que sempre acessem o site
www.cultura.rn.gov.br para obter maiores informações.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Deneil Laranjeira lança o CD Irresistível Miudinho em Natal, no TAM

Depois de lançar o disco "Irresistível Miudinho" nas cidades de Recife, Maceió, João Pessoa e Fortaleza, o pianista recifense Deneil Laranjeira se prepara para dar continuidade à turnê nordestina do CD apresentando o álbum em Natal, na próxima segunda-feira, 24, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, às 19h, com entrada gratuita. As treze músicas presentes no disco fazem uma releitura do trabalho do também pianista Alfredo Gama, músico pernambucano nascido no século XIX. Todas as faixas do CD "Irresistível Miudinho" já estão disponíveis para download gratuito através do site: www.irresistivelmiudinho.com.br.

Durante os espetáculos, Deneil costuma seguir duas vertentes, uma artística e outra didática. Na etapa artística, o pianista apresenta versões das peças de Gama, tais como "Miudinho", "Valsa da Saudade" e "Vem Lili", acompanhado pelos violoncelistas Mariza Johnson, Fabiano Menezes, Rozilda Vasconcelos e Pierre Gonçalves, e pelos percussionistas Gilberto Campello e Gilberto Sales. No total serão dezessete músicas, treze do CD "Irresistível Miudinho" e mais quatro outras composições do músico homenageado.

Já na vertente didática, entre uma canção e outra, o pianista procura interagir com o público, contando um pouco sobre o processo de escolha das músicas, sobre o período histórico em que elas foram feitas, além de falar sobre a vida e a obra de Gama.

O disco, que passeia por gêneros variados, como valsa, tanguinho e marcha carnavalesca, apesar de não ser um trabalho autoral, tem a personalidade do músico estampada.  "Não procurem virtuosismo neste CD. Não foi isso que procurei", diz Deneil, que relê, revisita e reprocessa o repertório do compositor desde a instrumentação até os aspectos interpretativos. "O compromisso não é "arqueológico", mas o de vivenciar um repertório de música brasileira de um compositor específico", revela. 

Alfredo Gama (1867-1932) tido na época como "O Nazareth do Norte" em referência ao compositor Ernesto Nazareth, grande mestre do choro brasileiro, surgiu na vida de Deneil durante um breve encontro com Ariano Suassuna, há dez anos. O poeta, dramaturgo e romancista falou de Alfredo Gama, de quem o músico nunca tinha ouvido falar. Interessado, Deneil resolveu pesquisar sobre o pianista, e acabou descobrindo um rico acervo com 150 composições na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que o fascinou. No total, Gama possui mais de 250 músicas autorais.

De acordo com o pianista, a música erudita serviu de base técnica para seu aprendizado em contrapartida ao conhecimento adquirido informalmente, na vivência que teve com músicos práticos: "A música erudita foi a escola, o resto foi aprendido na rua", explica. 




Funarte abre edital Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura

O Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, recebeu nesta quarta-feira, 20, a oficina de qualificação para o edital da "Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012", ministrada pelos representantes do Ministério da Cultura no Nordeste, Fábio Lima, e da Fundação Nacional de artes (Funarte), Reinaldo Freire. Organizado pela Funarte, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), o evento abordou questões conceituais e práticas sobre o concurso que vai destinar 50 premiações no valor de R$ 50 mil para projetos de residência artística em Pontos de Cultura, com investimento total de R$ 2,8 milhões, sendo R$ 2,5 milhões para pagamento em bolsas.

A Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012 é realizada em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC) e premiará projetos de residências artísticas em todo o território nacional. O programa, aberto somente a pessoas físicas, visa apoiar projetos por meio do intercâmbio cultural e estético em rede, através da realização de iniciativas de residências que promovam a mobilidade, a experimentação artística e a reflexão crítica.

Durante o evento foi abordada a importância dos artistas dialogarem com os Pontos de Cultura, por meio de intercâmbios culturais proporcionados pelo formato da "Bolsa Interações Estéticas". O objetivo foi transformar cada participante em um agente multiplicador, fazendo com que o número de inscritos aumente significativamente, principalmente na região Nordeste, uma vez que nas últimas edições o maior número de contemplados foi no Sul e Sudeste. Além de ressaltar que, para os artistas receberem apoio do MinC e da Funarte, após a criação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), do qual o RN já faz parte, será sempre através de editais.

Criado em 2008, até hoje o programa já atendeu, direta e indiretamente, 1,4 milhão de pessoas. Nas três edições realizadas, recebeu mais de 500 inscritos, tendo contemplado 347 projetos de todas as regiões do país, nas mais variadas linguagens artísticas: dança, circo, teatro, artes visuais, música, arte digital e literatura. Ao todo, 308 Pontos de Cultura receberam residências artísticas.

Dentre os temas abordados, os representantes do MinC explicaram que os Pontos de Cultura podem receber mais de um projeto, mas um mesmo artista não pode propor residência em mais de um Ponto de Cultura. A seleção é aberta somente a pessoas físicas e a residência deve ser proposta para região geográfica diferente da residência do artista, não sendo necessário seu vínculo com nenhum Ponto de Cultura.

As inscrições estão abertas até 3 de outubro para todo o Brasil. Para se inscrever, o interessado deve informar nome, telefone, profissão e instituição a qual pertence. O edital e demais anexos estão disponíveis na página da Funarte (http://www.funarte.gov.br).

Para informações entrar em contato com a Funarte: Reinaldo Freire (reinaldofreire.naldinho@funarte.gov.br).


IV Feira do Livro do Seridó acontece de 20 a 22 em Caicó

Disseminar a riqueza da literatura, discutir novas tendências, incentivar o hábito da leitura e proporcionar o encontro do público com personagens, autores e obras literárias. Essa é a proposta da IV edição da Feira do Livro do Seridó, que será realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, na Ilha de Santana, em Caicó.

O evento é um projeto idealizado pela Comunique Editora, e realizado pela Oficina da Notícia, em parceria com o Governo do Estado, Lei Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Prefeitura de Caicó e a empresa do Grupo Neoenergia Cosern. A Feira do Livro do Seridó faz parte do Circuito Potiguar do Livro desde 2009, quando surgiu a partir dos bons resultados das cinco primeiras edições da Feira do Livro de Mossoró.

Além da larga oferta de livros, a IV Feira do Livro do Seridó oferece aos visitantes palestras, oficinas e bate-papos com autores de renome nacional e local, além de uma intensa programação cultural desenvolvida para despertar no público seridoense o gosto pela leitura.

Grandes nomes da literatura nacional e regional já marcaram presença no evento. Entre eles, podemos destacar: Gabriel - O Pensador, Tarcísio Gurgel, Vicente Serejo,  o poeta popular Antonio Francisco, Lobão, Fabrício Carpinejar e tantos outros.

A Feira do Livro do Seridó contribui para a formação do novo leitor e promove o aquecimento do mercado editorial com a venda de livros a preços acessíveis, intensificando sua disposição natural para revelar os novos talentos da literatura potiguar, bem como prestigiar os autores locais.

E dentro da programação, no dia 21, acontecerá a tarde coletiva de lançamento de livros da Coleção Cultura Potiguar com a presença de autores selecionados no Edital Publicações da Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto (Secultrn/FJA).

Frei Betto estará na Feira do Livro do Seridó

A IV Feira do Livro do Seridó começa no dia 20 de setembro, com um bate papo pra lá de especial. O convidado da 1ª noite é o Frei Betto, frade dominicano e escritor conhecido por sua grande atuação social junto aos movimentos sociais e aos direitos humanos.

Frei Betto estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia e tem mais de 50 livros   publicados. Os mais recentes são: Minas do Ouro e Maricota e o Mundo das Letras.

Quem conduzirá o papo com o Frei Betto é o professor Dr. da UFRN/Caicó, Lourival Andrade Junior, Lourival é formado em História e tem atuação também na área cultural, sendo ator e diretor de teatro. A conversa permeará vários assuntos, entre eles: religião, política, fé, atuação social e a própria literatura, é claro!

O bate papo está previsto para começar às 20h30min, no dia 20 de setembro, quinta-feira.

Por: Oficina da Notícia

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Casa da Ribeira lança edital Cena Aberta Formação, apoiados pela LCC.

O Espaço Cultural Casa da Ribeira convoca a imprensa e artistas da para a coletiva que acontecerá na próxima terça-feira (18), às 9h, para apresentação do Edital Cena Aberta Formação com patrocínio da Lei Câmara Cascudo Governo do Estado e COSERN.

O edital terá como público-alvo atores e atrizes que não tenham grupo. O principal objetivo é formar atores, desmistificando a forma romântica de pensar que o artista nasceu com um dom. O resultado será um espetáculo infantil com apresentações ao longo de quatro meses, a partir da estreia em março de 2013, e vai atingir mais de 11 mil crianças da rede de escolas públicas e particulares da cidade. 

As oficinas de preparação para os atores selecionados acontecerão a partir de novembro, com acompanhamento de uma equipe de produção executiva e artística, iluminação, figurino, compositor, cenografia, dramaturgo, preparador corporal e vocal. 

O público poderá acompanhar todo o processo de criação dos personagens e espetáculo, através de programa semanal, disponibilizado no canal Casa da Ribeira TV (Youtube).

Serviço

Coletiva de lançamento do Edital Cena Aberta Formação
Dia 18 de setembro de 2012 (terça-feira) às 9h
Casa da Ribeira – Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira

Por: Casa da Ribeira

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Orquestra Sinfônica do RN recebe o novo regente, o maestro Dr. Linus Lerner, e inicia a campanha rumo à China, em 2013.

O mês de setembro está repleto de novidades para a Orquestra Sinfônica do Rio Grande (OSRN), para afinar ainda mais a retomada das suas atividades nesse ano de 2012. A partir da próxima semana assume o novo coordenador artístico e regente, Dr. Linus Lerner, e ganha força a campanha "OSRN na China", para angariar fundos para o concerto que realizarão no Oriente, em 2013.

A mais recente aquisição da OSRN e diferencial, atendendo o pleito feito à Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) por seus músicos, é a contratação do maestro gaúcho Dr. Linus Lerner, de vasta experiência internacional, como o novo regente e diretor artístico da Orquestra. Já nomeado, o maestro tomará posse na próxima semana, quando desembarca em Natal, e iniciará suas atividades a frente da Sinfônica, com sua primeira exibição no 5º Concerto Oficial da temporada 2012, no dia 25.

Doutor em música pela Universidade do Arizona, o maestro intercontinental já fez apresentações nos Estados Unidos, Espanha, República Tcheca, México entre outros países, além do Brasil. Muito aclamado pelos críticos, Lerner é apontado como um dos músicos mais carismáticos atualmente, e conquista também o público com sua energia e entusiasmo no palco.

Outra novidade é a ida da Orquestra, no começo da temporada de 2013, à China, onde mostrará ao povo chinês a boa música brasileira. "A OSRN será a primeira a realizar este feito, misturando música e dança. O maestro Dr. Linus Lerner encontra na Companhia da Escola de Dança do TAM (EDTAM) uma forte junção cultural", ressalta Luis Antônio de Paiva, diretor musical da Sinfônica do RN. E, para tanto, "estamos realizando concertos onde podemos mostrar um pouco do que levaremos à China, apresentando não só grandes clássicos da música erudita, como compositores que fazem parte das nossas raízes: Luiz Gonzaga, Tonheca Dantas e outros.", conclui o diretor.

Entretanto, para a viagem, que levará em média 90 pessoas (entre músicos, produção e dançarinos), poder se concretizar a OSRN busca parceiros, sejam pessoas físicas ou empresas, para apoiarem nessa importante empreitada. Uma vez que o Governo chinês custeará a estadia e alimentação, ainda assim há as despesas com passagens e outros gastos pertinentes, sendo necessário mais que o apoio garantido pelo Governo do Estado. Para isso, desde o concerto com Geraldo Azevedo, no Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo, iniciou-se a campanha "OSRN na China", para angariar fundos para essa grande jornada, com a venda de bonés (R$10) e camisetas (R$30), além de um ingresso simbólico nos próximos Concertos Oficiais no valor de R$10 (inteira) e R$5 (meia entrada). As vendas e informações de como apoiar a campanha acontecem na Sala da Orquestra, na sede da fundação José Augusto ou através do telefone 84 3232-5318.

 Anchieta Xavier
  Anchieta Xavier
 Divulgação

Funarte/Minc e Secultrn/FJA realizam os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012, inscrições até 15/10.

Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012, que acontecerá em Natal entre os dias 17 e 21 de outubro. Nesta edição, há vagas para técnicas de instrumento de sopro (flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete e bombardino/tuba) percussão instrumentação e arranjo musical regência percepção musical e prática de conjunto (ensaio e concerto) reparo e manutenção de instrumentos de sopros.

Realizados pela Funarte/Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), os Painéis oferecem cursos com duração de cinco dias, ministrados por profissionais de reconhecida competência, oriundos de diversos estados. O público alvo será músicos e regentes de bandas e filarmônicas. E, para se inscrevem os interessados devem preencher a ficha de inscrição, que deverá ser entregue na FJA ou enviada via Correios.

O objetivo dos Painéis Funarte de Bandas de Música é aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o país, além de estimular a troca de experiências proporcionada pelos encontros. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas, criado em 1976. Este programa atua em diversas frentes, como levantamento e edição de partituras e manuais, distribuição gratuita de instrumentos e realização de cursos de reciclagem. Este ano já aconteceram no Rio de Janeiro/RN e, após sua passagem por Natal, irão para Vigia (PA), em novembro e Ponta Grossa (PR), em dezembro.

No Rio Grande do Norte as oficinas oferecidas serão de Instrumentação e Arranjo, com Carlos Almada (RJ) Percepção Musical, Daniel Lopes (MG) e Stella Junia (RJ) Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro, Adevilson Cerqueira (SC) Clarinete, Max Ferreira (SP) Saxofone, Arley França (CE) Trompete, Leopoldo Artuzo (SP) Trombone, Gilvando Silva "Azeitona" (PB) tuba/Bombardino, Wilson Dias (SP) Percussão, Paraguassú Abrahão (RJ) e, Regência, com André Cardoso (RJ). E, cada candidato poderá se inscrever para uma única oficina. O programa completo e informações pertinentes a cada oficina estão no site da Funarte (www.funarte.gov.br).

Inscrições: Fundação José Augusto
Coordenador: Cléa Maria Galvão Bacurau e Francisco José Araújo Alves (Marinho)
Professores: Eduardo Lakschevitz (RJ) e Lucy Schimiti (PR)
Pianista acompanhadora: Stella Junia (RJ)
Rua Jundiaí, 641, Tirol, Natal – RN – CEP 59020-120
Tel. (84) 3232 5357 (das 8 às 18h)
e-mail: fjacena@rn.gov.br


Curso itinerante para Gestores Culturais dos Estados do Nordeste chega ao RN

A Universidade Potiguar sediará entre os dias 17 e 21 de setembro o Módulo VI do Curso de Formação de Gestores Culturais dos Estados do Nordeste, projeto do Ministério da Cultura em conjunto com a Fundação Joaquim Nabuco e Governo do Estado do RN/FJA. O curso itinerante acontece em diversos estados da região e chega a Natal através de uma parceria entre o poder público e a UnP.

A turma da Especialização é composta por 50 alunos, que atuam no segmento cultural, como por exemplo, gestores de Secretarias Estaduais, Conselheiros de Cultura, empreendedores da área, além de docentes com trabalhos sobre o tema. A proposta busca capacitar estes profissionais para desenvolverem políticas públicas de incentivo e valorização da arte e das tradições de cada um dos sete estados envolvidos – Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

A cada novo módulo o curso se locomove para uma nova capital, onde os discentes irão conhecer os aspectos da cultura e gestão cultural do cenário nordestino. Dessa forma, o curso busca fortalecer e qualificar recursos humanos para a gestão cultural e implantar e consolidar o Sistema Nacional de Cultura.

Na etapa a ser realizada na Unidade Roberto Freire serão debatidos temas como gêneros textuais, economia criativa, propriedade intelectual, entre outros. A participação é fechada para os estudantes já inscritos no programa e acontecerá durante os períodos da manhã e da tarde. Para saber mais sobre o projeto consulte a FJA pelo (84) 3232-5325.

Por: Assessoria de Imprensa UnP


terça-feira, 11 de setembro de 2012

MinC Nordeste promove videoconferências sobre Sistema Nacional de Cultura e Economia Criativa nesta quinta (13/09)

A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura realiza nesta quinta-feira (13/09), duas conferências em vídeo que visam esclarecer dúvidas a respeito à implantação do Sistema Nacional de Cultura nos estados e municípios da região, além de ações voltadas à economia criativa. Os interessados em participar deverão acessar o Twitter do MinC Nordeste para obter o link que transmitirá os encontros.

A primeira conferência será realizada no turno da manhã, às 10h, e terá como pauta o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A atividade será ministrada pelas consultoras da Unesco Liduína Lins, Vânia Brayner e Cris Vale, que irão orientar o público a respeito dos requisitos necessários para que os municípios e estados recebam os repasses do orçamento do Ministério da Cultura. O Sistema Nacional de Cultura (SNC) foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, no dia 29 de agosto, dentro da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 34/2012. A iniciativa descentraliza a distribuição de recursos na área, através da integração entre as esferas federal, estadual e municipal. A participação da sociedade civil é garantida na forma de conselhos e conferências, compostos por representantes dos vários segmentos artísticos, que contribuirão com a continuidade das políticas públicas desenvolvidas. O SNC tem o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros o pleno exercício de seus direitos culturais, e visa atender de forma mais eficiente às demandas e potencialidades de cada região.

No turno da tarde, às 15h, é a vez da economia criativa, em uma videoconferência ministrada pelo chefe da Representação Regional Nordeste, Fábio Henrique Lima, com a participação do Coordenador de Economia Criativa da Fundarpe / Secretaria de Cultura de Pernambuco, Luciano Gonçalo. A economia criativa tem despertado o interesse de artistas, gestores públicos e empreendedores, por gerar renda e desenvolvimento através de projetos com forte caráter inovador e sustentável. Entre os segmentos mais recorrentes desta área, estão a música, a moda, o desenvolvimento de softwares, o design e artesanato, entre outros. A videoconferência estará disponível para tirar dúvidas e abrir um diálogo a respeito da implementação de políticas públicas voltadas ao setor.



Conferências em vídeo: Sistema Nacional de Cultura e Economia Criativa no MinC Nordeste
Data: 13 / 09 (quinta-feira), às 10h (Sistema Nacional de Cultura) e às 15h (Economia Criativa)
Onde: www.twitter.com/mincnordeste

Coral Harmus lança seu 2º DVD “Dos Pés À Cabeça” nesta sexta, 14.


A noite será marcada pela boa música brasileira apimentada com participações especiais no TAM.

Celebrar a boa música brasileira com a mistura de arte e ritmos será o que dará ao tom à noite desta sexta-feira, 14, no Teatro Alberto Maranhão no lançamento do 2º DVD do Coral Harmus “Dos Pés à Cabeça”, a partir das 20h, com as participações especiais da Cia de Dança do TAM, Brazuka Jazz, Propagamus, Carol Benigno, Mariano Tavares e Humberto Luis. O ingresso à venda ma bilheteria do Teatro inclui o DVD e custa R$ 30 (R$ 15 a meia entrada).

O Coral Harmus, após sua participação no Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo, no show de Geraldo Azevedo, com o apoio da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), retoma suas apresentações lançando seu novo DVD, que têm no seu repertório deliciosas músicas brasileiras de Tom Jobim, Vinicius de Morais, Dominiguinhos, Gilberto Gil, Lulu Santos, Villa-Lobos, Tim Maia, Lauridsen, João Bosco, dentre outros, que levarão ao público numa bela viagem pelos caminhos da música nacional de qualidade atrelada ao bom trabalho vocal que vem sendo apresentado a cada dia pelo Coral.

Para tornar a noite ainda mais bela e festiva, o lançamento de “Dos Pés à Cabeça” será dirigido e regido pela maestrina Leninha Campos e terá muita dança e poesia homenageando o folclorista Deífilo Gurgel, com a participação da Cia. de Dança do TAM, sob a direção de Wanie Rose, e participação dos convidados especiais: do grupo instrumental Brazuca Jazz, do grupo vocal Propagamus e dos cantores Carol Benigno, Mariano Tavares e Humberto Luis.

E, para que todos os presentes possam se deliciar com as músicas que serão apresentadas sempre que quiserem, a plateia ao adquirir o ingresso levará um pedacinho dessa festa para casa, ganhando o DVD do Coral Harmus. As vendas antecipadas são na bilheteria do TAM pelo valor de R$ 30 e R$15 (meia entrada).


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Governadora autorizou a reforma do Teatro Lauro Monte Filho nesta segunda-feira (10)


Na presença da secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, o contrato assinado devolverá ao Estado um importante espaço cultural

Por Assessoria de Imprensa da Secultrn/FJA

Nesta segunda-feira (10), a Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; a secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado; e, a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, estiveram em Mossoró para assinar o contrato com a empresa A&C Construções Ltda., responsável por executar as obras de reforma do Teatro Lauro Monte Filho. A solenidade de assinatura do contrato aconteceu no foyer do Teatro, localizado na Praça Vigário Antônio Joaquim, no Centro da Cidade.

O espaço está fechado há cinco anos e, com essa ação, será devolvido ao circuito cultural da cidade e do Estado, sendo um passo muito importante para o desenvolvimento da cultura local e do interior do RN. Assim como foi feito com a liberação da reforma do Teatro Adjuto Dias, em Caicó, e a construção do Teatro de Açu (construído com recursos do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, num investimento de R$ 1.400.000), a restauração do Teatro Lauro Monte Filho é mais uma ação do Governo do Estado para levar a cultura a todos, reestruturar os espaços existentes atendendo as demandas das classes artísticas e democratizá-los, uma vez que, fazem parte do legado e do patrimônio histórico-cultural da sociedade potiguar.

Com investimento de R$ 2.621.102,13 - recursos próprios do Estado -, a obra será executada pela Secretaria Extraordinária para Assuntos da Cultura/Fundação José Augusto (SecultRN/FJA) e fiscalizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN). Após a conclusão das obras, o Teatro Lauro Monte Filho passará a contar com: acessibilidade para portadores de necessidades especiais em seus acessos e em seu interior; rotas de fuga e saídas de emergência; renovação e ampliação do sistema de climatização; novos materiais de tratamento acústico para o teatro; restauração dos acabamentos de piso, parede e teto, assim como do revestimento de fachada e do mobiliário. De acordo com o contrato, a empresa terá 300 dias para a conclusão de todos os serviços.

O conceito inicial do projeto, assinado por Eduardo Falcão e Vera Sidley, foi apresentado anteriormente aos representantes da classe artística do município, onde na oportunidade as secretárias Isaura Rosado (SecultRN/FJA) e Kátia Pinto (SIN) mostraram a intenção do Governo do Estado para com as melhorias do prédio e ouviram as necessidades expostas pelos presentes, na intenção de melhor desenvolver o projeto.

A empresa A&C Construções Ltda. foi vencedora da concorrência pública realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, ocorrida em 28 de agosto do correte ano, e com o contrato assinado pela Governadora do Estado, a empresa iniciará os serviços de reforma do Teatro Laudo Monte Filho nesta terça-feira (11). Na oportunidade, além de representantes da empresa para a assinatura do contrato, estiveram presentes a Prefeita de Mossoró, Fafá Rosado; a gerente executiva da cultura de Mossoró, Clézia Barreto; Deputado Estadual Leonardo Nogueira; e a classe artística.

Ainda durante a solenidade, o ator Marcos Leonardo agradeceu a Governadora pela obra do Teatro e declamou Fernando Pessoa. E, a atriz Joriana Pontes celebrou o ritual de "acorda a baleia" – crença de que vive nas águas do Rio Mossoró, que afloram em baixo do palco, em alguns períodos do ano, uma baleia adormecida – com os artistas presentes: Tony Silva, Gustavo Rosado, João Marcelino, Marcos Leonardo, Pe. Guimarães, Felipe Caetano, Boanerges, Clésia Barreto, Jackson Angel, Paulo Pedrosa, Joãozinho Escócia, Gleidson Lopes, Luciana Duarte, Lígia Kiss, Aécio Candido, Edson Nery, Hicaro Mendonça, Nora Aires, Jorge Luiz, Damásio Costa, Marjorie Paiva, Abraão Morais, Clauder Arcanjo, Vera Cidley, Adriano Costa, dentre outros, tornando o ato da assinatura um grande espetáculo, uma prévia do que se pode se esperar do Teatro após sua reforma.

Fotos: Carlos Costa








O pintor Carlos José expõe seu acervo pessoal no Privado é Público de Setembro


Acervo conta com trabalhos criados pelo artista e dezenas de outras obras de grandes pintores
 As artes visuais sempre permearam a vida de Carlos José Marques de Carvalho, 66, o próximo convidado do projeto Privado é Público, realizado pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), cuja vernissage “Carlos José e Caros Amigos” será nesta quarta-feira, 12 de setembro, a partir das 19h, na Galeria de Artes Newton Navarro, na Fundação José Augusto.  Já são quase cinco décadas de envolvimento com a arte de desenhar e pintar, uma vez que sua primeira individual foi realizada em 1964. O fato é que o geógrafo, que também fez o Clássico no Seminário São Pedro é, sobretudo, um “humanista” e um artista nato que quando não está produzindo, está envolvido com a arte, como quando foi curador da Galeria Convivar´t ou coordenador do Ateliê de Artes do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da UFRN, instituição de onde saiu aposentado.
Carlos José diz que aceitou o convite para expor seu acervo particular no Privado é Público, por admirar o conceito do projeto, que é mostrar pela primeira vez ao grande público um acervo antes disponível apenas no âmbito privado. “A formação de um acervo é muito pessoal e envolve muito afeto. Cada trabalho desses tem uma história que começa desde a aquisição até a convivência cotidiana com eles”, revela. Podemos, inclusive, citar algumas dessas histórias. A exposição conta com três quadros de Newton Navarro. Um deles foi presente dado pelo próprio pintor ao então amigo, após uma exposição feita na Biblioteca Pública Câmara Cascudo, em 1969. Dois dos vários trabalhos expostos do próprio artista Carlos José também são frutos da generosidade alheia: um deles é o quadro que ganhou o Prêmio de Desenho da 1ª Feira de Artes Plásticas do RN, de 1966, que pertence à Lúcia Beltrão Severo e outro trabalho, denominado “Cristo Crucificado no Cajueiro”, que pertence a Dr. Eduardo Afonso. Ambos foram gentilmente cedidos para fazer parte da exposição.
Além do já citado Newton Navarro, os visitantes poderão apreciar no acervo privado de Carlos José, trabalhos de grandes nomes da pintura como Dorian Gray, Antonello Labatte, Assis Marinho, Caribé, Carmelita F. Souza, Celina Bezerra, Erasmo Andrade, Fábio Eduardo, Fernando Gurgel, Flávio Freitas, Franklin Jorge, Jales, José Almir, Jordão, Iaponi Araújo, Ivanise, Manxa, Padre Eládio, Socorro Evangelista, Thomé Filgueira, dentre outros
Nascido em Bom Jesus (RN), radicado em Natal há muitos anos, Carlos José utiliza a técnica do naïf para realizar seus trabalhos artísticos. Mas, não nega outras influências da pintura em sua vida. “A rigor eu não sou naïf. Mas posso ser considerado como tal porque utilizo elementos dessa escola e também porque não tenho formação acadêmica em Artes Plásticas. Sem contar que a minha primeira grande influência foi de Iaponi Araújo, um dos maiores primitivos que nós temos”, explica Carlos José
Nas palavras de Iaperi Araújo, que assina a apresentação no catálogo da exposição “Carlos José e Caros Amigos”, há a afirmação que Carlos José “tem contribuído grandemente com o movimento das artes plásticas no Rio Grande do Norte”, pela “alta sensibilidade em idear os motivos regionais, dentro de um clima tipicamente nordestino, faz ressaltar a cor pura e viva, como elementos imagináveis de sua graça e sensibilidade”. Mais adiante, Iaperi Araújo revela os passos de Carlos José que começou “em 1964, com o Grupo dos Novíssimos, numa individual, na Galeria de Arte do Município de Natal, e daí por diante, marcou, com sua presença, inúmeras exposições coletivas e individuais na Cidade. As mais importantes coletivas: Dez pintores no Natal da Cidade (1964), Galeria Xaria e Galeria Vipinho (1965), I Feira de Artes Plásticas no Sobradinho (1966), Galeria do Rosário em Recife (1969), Feira da Providência, na Guanabara (1971), Salão de Arte Universitária (1972) coletiva na Galeria de Arte do Município, coletiva na Galeria Vila Flor, além de Coletiva no Teatro Municipal Sandoval Wanderley (1974)”.

“Carlos José e Caros Amigos”
Local: Galeria de Arte Newton Navarro
Abertura: 12 de setembro às 19h
Visitação: de 12 de setembro a 12 de outubro.


Foto: Divulgação

Programação de 10 a 16 de setembro - Secultrn/FJA



NATAL

10 – 09h – ARTES VISUAIS - Abertura da Exposição Artes Visuais de Genildo Mateus. Visitação de 10 a 30/09. Local: Solar João Galvão de Medeiros. Entrada gratuita.

10 – 14h – TEATRO – Espetáculo “UMA HISTORIA MEIO AO CONTRARIO”, A Escola vai ao Teatro. Texto: Ana Maria Machado - Grupo VEMART. Adaptação e Direção: Claudia Valeria. Local: Teatro Alberto Maranhão. Informações sobre os ingressos: 84 3222-3669.

11 – DANÇA – Grupo Clássico da EDTAM se apresenta nas festividades da Igreja de Bom Jesus. Local: Ribeira.

11 – 9h – PLANO ESTADUAL DE CULTURA – Reunião com agentes culturais. Local: Casa Paroquial de Monte Alegre.

11 – 15h – LCC – Primeira Reunião da Comissão da Lei Câmara Cascudo, para análise dos projetos inscritos no Edital Lei Câmara Cascudo 2012. O Governo do RN disponibilizou recursos de R$ 6 milhões. 

11 e 12 - 9h, 14h e 15h30 – TEATRO – Espetáculo “UMA HISTORIA MEIO AO CONTRARIO”, A Escola vai ao Teatro. Texto: Ana Maria Machado - Grupo VEMART. Adaptação e Direção: Claudia Valeria. Local: Teatro Alberto Maranhão. Informações sobre os ingressos: 84 3222-3669.

12 – 9h – LITERATURA – Salão Literário do Conselho Estadual de Cultura – Academia Norte-Rio-Grandense de Letras discutindo a obra “Cascudinho, um menino feliz” de autoria de Diógenes da Cunha Lima e Cristina Leite. Local: Salão Térreo da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

12 – 18h – EXPOSIÇÃO - Carlos José e Caros Amigos, no programa Privado é Público, o artista plástico apresenta sua rica coleção de obras de artes. Visitação de 12/09 a 12/10. Local: Galeria Newton Navarro – FJA.

13 – DANÇA – Grupo Juvenil da EDTAM se apresenta nas festividades da Igreja de Bom Jesus. Local: Ribeira.

13, 14 e 16 – 19h – BRINCANTES – Apresentação do Pastoril de Dona Joaquina e grupo de Araruna se apresentam na Multifeira Brasil Mostra Brasil. Local: Centro de Convenções. Entrada: R$ 6,00 / R$ 3,00.

14 – 20h – MÚSICA – Lançamento do DVD "Dos Pés à Cabeça" do Coral Harmus. Pianista Humberto Luiz, banda Brazuka Jazz, grupo vocal Propagamus, cantor Mariano Tavares e a jovem sanfoneira Carol Benigno. Local: Teatro Alberto Maranhão. Entrada: R$ 30,00 / R$ 15,00.

14 – 20h – DANÇA – Cia de Dança do TAM se apresenta no Lançamento do DVD do Coral Harmus. Direção: Wanie Rose. Local: Teatro Alberto Maranhão. Entrada: R$ 30,00 / R$ 15,00.

15 – OBRAS – Abertura do processo licitatório para restauração do Sobradinho Véu de Noiva, Museu Café Filho. Investimento de R$ 150 mil. Local: Secretaria de Estado da Infra Estrutura
15 – 19h – MÚSICA – Show Musical “Cantata Pão e Vinho”. Produção Daniel Roney. Local: TCP Chico Daniel.

15 – 20h30 – TEATRO – Comédia “O VELORIO DA MARQUESA DI FATIMO”. Texto: Junior Alberto - Cia Vice-Versa de Teatro – Conta a historia de um grupo irreverente de amigos que resolvem velar uma amiga travesti. Local: Teatro Alberto Maranhão. Entrada: R$ 30,00 / R$ 15,00.

16 – 17h – TEATRO - Espetáculo Infantil “SITIO DO PICA PAU AMARELO”. Cia. Monicreques de Teatro - Adaptação e Direção: Clenor Junior. Local: Teatro Alberto Maranhão.  Entrada: R$ 30,00 / R$ 15,00.

JANDUÍS

11 e 12 – EXPOSIÇÃO – V Mostra de Arte, Cultura Popular e Folclore. Realização: PDA Carnaúba. Local: Praça Pauloxia e Casa de Cultura. 

JARDIM DE SERIDÓ


Semanal – 13h – CCP – Grupo de Violão. Ensaios do grupo no Auditório da CCP. Local: CCP de Jardim de Seridó.

Semanal – 17h – CCP – Fanfarra 1º de Setembro. Ensaios do grupo na Sala de Música da CCP. Local: CCP de Jardim de Seridó.

Semanal – 18h – CCP – Grupo de Capoeira Terra do Sol. Ensaio e roda de capoeira no Auditório da CCP. Local: CCP de Jardim de Seridó.

Semanal – 18h – CCP – Tocando a Esperança. Curso de flauta doce, no Auditório da CCP. Local: CCP de Jardim de Seridó.

MOSSORÓ

10 - 10h - OBRAS – Assinatura da Ordem de Serviço pela governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, para restauração do Teatro Lauro Monte Filho. Local: Foyer do Teatro Lauro Monte Filho

SANTANA DOS MATOS

Quartas – 19h – CCP – Aula de dança. Ministradas pela professora Keira. Local: CCP de Santana dos Matos.

Sextas – 19h – CCP – Encontro de violeiros. Maestro Canindé. Local: CCP de Santana dos Matos.

Segundas, terças e quintas – 19h – CCP – Aulas de violão. Ministradas pelo Prof. Osvaldo. Local: CCP de Santana dos Matos.